Notícias
02 de março de 2022- Visualizações: 3676
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Diálogos de Esperança homenageia vida e obra de Robinson Cavalcanti
A edição de Diálogos de Esperança da próxima terça-feira, 8 de março, prestará uma homenagem ao legado e à memória ao bispo anglicano Robinson Cavalcanti. São convidados desta para esta edição: a clériga anglicana e vice-presidente do Instituto Robinson Cavalcanti, Revda. Keyla Camargo, o historiador e autor de dois livros sobre a contribuição de Robinson Cavalcanti, Fernando Costa, e Carlos Queiroz, que é pastor no Ceará e que por muitos anos conviveu e trabalhou com Robinson Cavalcanti em diversos movimentos como na Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL) e Aliança Bíblica Universitária no Brasil (ABUB).Nascido em Recife, PE, no ano de 1944, Edward Robinson de Barros Cavalcanti iniciou sua vida profissional e ministerial nos turbulentos anos da década de 1960. Assessor da ABUB por dez anos, optou pela carreira universitária tornando-se o primeiro cientista político no Nordeste. Em 1970 participou da fundação da Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL), onde integrou por sete anos a sua Comissão Executiva. Foi professor em várias universidades no Brasil durante 35 anos. Robinson Cavalcanti e sua esposa faleceram de forma trágica em fevereiro de 2012, há exatos dez anos. O bispo Robinson deixou uma imensa contribuição para a construção de uma teologia pública genuinamente brasileira. Era reconhecido no mundo inteiro por sua visão e discernimento de um evangelho capaz de dialogar com o mundo e confrontar suas formas de injustiça e desigualdades.
Num mundo novamente polarizado onde a peste e a guerra voltam a ocupar o cenário global e aprofundar injustiças e desigualdades, o pensamento de Robinson Cavalcanti se apresenta cada dia mais atual e necessário. Em um dos seus mais famosos escritos dos anos 90, A Utopia Possível: em busca de um cristianismo integral, o bispo anglicano presume que a crise das utopias provocaria uma busca em retomar à era pré-moderna (tradição, ordem e autoridade), como resposta ao momento de insegurança provocada por essas mudanças. O que o bispo e cientista político teria a dizer sobre esse mundo de hoje? Qual seria sua mensagem à igreja ocidental?
Valdir Steuernagel, juntamente com seus convidados irão dialogar sobre essas e outras questões na live "Robinson Cavalcanti: uma voz necessária ainda hoje". A live especial em memória do bispo, professor e cientista, acontecerá nesta terça-feira (8) às 20h e será transmitida pelos canais da Editora Ultimato no Facebook e Youtube. Diálogos de Esperança é uma iniciativa da Aliança Evangélica Brasileira, Editora Ultimato, Tearfund e Visão Mundial.
Seviço: Diálogos de Esperança
Tema: "Robinson Cavalcanti: uma voz necessária ainda hoje"
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial
Mediador: Valdir Steuernagel
Data: 8 de Março de 2022
Hora: 20h
Local: Canal da Editora Ultimato no Youtube e Facebook.
Sobre os convidados:
- Rev. Keyla Camargo, clériga anglicana, pastoreia a Paróquia Jardim das Oliveiras, em Setúbal, Recife (PE). É médica pediatra, pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco (FESP, 1990) e bacharelou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB, 2007). Preceptora na Residência de Endocrinologia do Hospital Agamenon Magalhães. Vice-Presidente do Instituto Robinson Cavalcanti (IRC). Provincial da Ordem Franciscana Anglicana (OFA). Publicou capítulos de livros e artigos em revistas de medicina.
- Fernando Coêlho Costa é historiador, teólogo, cientista das religiões e pesquisador do Protestantismo Brasileiro. Atuou como Assessor da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) e como pastor. Faz parte da Executiva do Movimento Lausanne Brasil. É autor de Política, Religião e Sociedade: a contribuição protestante de Robinson Cavalcanti (Ed.CRV) e articulista do livro Robinson Cavalcanti: estudos em homenagem (Fonte Editorial).
- Carlos Queiroz é pastor da Igreja de Cristo em Fortaleza (CE), bacharel em teologia, com longa trajetória na Visão Mundial do Brasil, onde exerceu o papel de diretor executivo. É autor de, entre outros, Ser é o bastante, Em busca da espiritualidade e A Oração nossa de cada dia, pela Editora Ultimato.
Leia mais:
» Vida e obra de Robinson Cavalcanti (1944-2012) são homenageadas em novo livro
» Dez anos da morte de Robinson Cavalcanti (1944-2012)
02 de março de 2022- Visualizações: 3676
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
Revista Ultimato
Oramos para que Deus faça aquilo que so Deus pode fazer.
Ricardo Barbosa
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Câmara aprova em segundo turno PEC que reduz maioridade penal
Três anos sem John Stott
Autora lança “Antes de Casar” em Fortaleza
Diálogo entre ciência e fé cristã é tema de documentário da ABC²






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)

