Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Vem aí a 1ª Conferência de Etnoartes do Brasil

Por Héber Negrão

Nos dias 5 e 6 de julho será realizada a 1ª Conferência de Etnoartes do Brasil, na Primeira Igreja Batista (PIB) de Manaus. Apesar do nome diferente, a ideia por trás do termo Etnoartes já é conhecido no contexto missionário brasileiro. A proposta é aplicar os conceitos de Comunicação Transcultural do Evangelho e Contextualização para artes das comunidades com as quais trabalhamos.

A comunicação é algo que deve ser prezada por todo e qualquer obreiro que atua em contexto transcultural e, como em todo processo de comunicação, é preciso que os envolvidos usem os mesmos códigos para que a mensagem seja compreensível. As artes locais (ou etnoartes) de uma comunidade são excelentes códigos de comunicação que devem ser usados, uma vez identificados adequadamente na cultura.

Na Conferência de Etnoartes serão apresentados temas, palestras e oficinas que ajudarão não apenas o obreiro transcultural mas também o artista da igreja local de uma cidade no processo de conhecer e identificar os códigos de comunicação artística de sua comunidade mais apropriados para a evangelização e edificação da igreja.

Este são alguns assuntos que serão abordados:

O que é Etnodoxologia (Elcio Portugal): Introdução à Etnodoxologia com ênfase nos princípios que distinguem a sua prática e sua função tanto na vida cristã em geral como em missões transculturais

Semiótica (Elcio Portugal): estudo da elaboração do significado das músicas e outros gêneros artísticos. A semiótica demonstra a variedade de significados possíveis em uma expressão artística e nos chama a um entendimento entre irmãos e das escolhas artísticas de outras comunidades.

Integrando artes locais em seu ministério (Héber Negrão): formas práticas de como você pode usar os diversos gêneros de comunicação artística locais (música, teatro, drama, artes orais e visuais) em seu ministério.

Introdução do curso Artes Para o Reino (Héber Negrão): no curso Artes Para o Reino ensinamos o método “Criação Conjunta de Artes Locais”, um método de pesquisa que oferece ao obreiro um meio de conhecer melhor as artes da comunidade com as quais trabalham e como utilizá-las. Essa apresentação será seguida de uma aplicação prática do método em uma comunidade indígena do Brasil.

A Conferência de Etnoartes está sendo realizada pela Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM), pela Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira e pela Aliança Global Wycliffe (AGW) com o apoio do Departamento de Assuntos Indígenas da AMTB e de diversos outros parceiros.

O evento terá início na noite de sexta-feira, 5, e continuará por todo o sábado, 6. O investimento para participar da Conferência é de R$ 50,00 (este valor não inclui hospedagem nem alimentação) e a inscrição poderá ser feita neste link.

• Endereço da PIB Manaus:
Av. Joaquim Nabuco, 2015 - Centro, Manaus - AM, 69020-031

Leia mais: 
» Cantando sem medo para o Deus verdadeiro
» O que todo cristão interessado em arte deveria ler

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.