Opinião
30 de outubro de 2013- Visualizações: 4641
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Sexo e liberdade
Poucos discordariam de que a moralidade sexual evangélica encontra-se em uma grande crise. E não apenas uma crise de coerência, uma crise de práticas, mas uma crise de princípios. Nos púlpitos (ou na grande maioria deles) a moralidade Cristã tradicional continua encontrando suporte: sexo exclusivamente heterossexual, rejeição da pornografia, namoro sem sexo, casamento como pacto moral, monogamia, etc.Mas no meio do povo a regra já é outra há tempos. Sim, alguns dirão que sempre foi outra. É certo que o ‘puritanismo’ evangélico oficial sempre foi manco na prática, e na verdade isso se aplicaria à história inteira do cristianismo; mas não é disso que estamos falando, da evidente incoerência dos cristãos em manter seus próprios padrões sexuais. O que vemos hoje é um pouco diferente: a moralidade sexual cristã clássica deixou de ser difícil, para se tornar implausível.
Implausível, este é o termo certo. Não apenas porque é muito difícil de cumprir no mundo hipermoderno, com suas ofertas incessantes de prazer rápido e fácil, e com a diminuição dos escrúpulos tradicionais (o que meu avô chamava de “sem-vergonhice”), mas porque ela começou a parecer errada mesmo. Sem fundamentos, sem justificativas, doentia e, mas recentemente, imoral.
- Leia o artigo completo no blog do Guilherme de Carvalho.
Leia mais
Abraçando e reabraçando a santidade do corpo e da mente (revista Ultimato 325)
Sexo: espiritualidade, instinto e cultura (Ageu Lisboa)
Eros e sexualidade (John White)
É teólogo, mestre em Ciências da Religião e diretor de L’Abri Fellowship Brasil. Pastor da Igreja Esperança em Belo Horizonte e presidente da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares, é também organizador e autor de Cosmovisão Cristã e Transformação e membro fundador da Associação Brasileira Cristãos na Ciência (ABC2).
- Textos publicados: 37 [ver]
30 de outubro de 2013- Visualizações: 4641
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Igreja em perigo: o reino de Deus nos locais mais hostis ao evangelho
- Dust & Color: documentário explora o diálogo entre arte e fé
- “Eu não sei fazer nada; só organizar eventos”
- Karl Barth: Escrituras Sagradas e Palavra de Deus
- A psicologia, a psiquiatria e as Escrituras — Live com autores
- O cristianismo está com os dias contados?
- O Deus Diaspórico e o Emanuel – a presença do Deus-presente na diáspora e entre os refugiados
- Onicoerência: Um atributo divino integrador – Parte 2
- Brasil, celeiro de missões: reflexões sobre um modelo contextualizado e brasileiro de fazer missões
- Cerca de 300 evangélicos brasileiros devem ir à COP30, em Belém, PA
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Uma lista extraordinária para 2017
Os eleitores de Donald Trump são racistas, homofóbicos e xenófobos?
A misericórdia de Deus nos alcançou. A nossa vai tocar em quem?





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
