Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Saiu na Folha: “Aparecida é padroeira de um país cada vez menos devoto a santos”

Além dos 500 anos da Reforma Protestante, o mês de outubro deste ano também marcou os 300 anos de veneração a Nossa Senhora Aparecida no Brasil, reconhecida como padroeira do país desde 1931, quando o Censo do IBGE apontava que 95% dos brasileiros declaravam-se católicos.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2017, hoje o catolicismo é a religião declarada por 52% da população. Além dessa queda, o número de católicos que cultuam uma ou mais figuras tidas como sacras pelo Vaticano também caiu: em 2007, 49% dos brasileiros afirmava ser devoto de algum santo; hoje são 38%.

A Folha de S.Paulo reportou os resultados da pesquisa em torno do cenário da devoção no país, comparando os dados com números de anos anteriores e com o crescimento de outras religiões. Se na década de 1940 os evangélicos representavam 2,6% da população brasileira, hoje quase um terço declara-se evangélica.

Mas a queda na devoção católica a figuras sacras não está relacionada somente à “ameaça” evangélica. O jornal ouviu o sociólogo Francisco Borba Ribeiro, do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, que afirma que os resultados da pesquisa devem ser lidos como uma amostra do “processo de secularização da nossa sociedade” e também de “fragmentação do cristianismo”. Se antes “todo mundo se dizia católico por falta de opção”, como explica Borba, hoje o menu cristão se ampliou.

Leia a matéria completa aqui.

Leia mais:
A Religião Mais Negra do Brasil

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.