Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Bíblia asturiana ganha prêmio do Governo

Por Felipe David Pererira

A tradução da Bíblia para o asturiano, publicada em março de 2021 pela Sociedade Bíblica Espanhola, ganhou o primeiro prêmio Florina Alías, promovido pelo Conselho Regional de Cultura, Política Linguística e Turismo de Astúrias.

O asturiano é falado principalmente na região norte das Astúrias e também em regiões espanholas de Leão e Cantábria, bem como em Portugal.

O júri destacou a qualidade e riqueza na tradução das línguas originais, que demandou mais de 30 anos de trabalho, e chamou o projeto de “uma obra-chave da cultura universal”.

A Bíblia foi traduzida por uma equipe de especialistas em línguas bíblicas e asturianas. O filólogo Ramón de Andrés Díaz foi o responsável pela supervisão de todo o processo. A ideia foi promovida em 1988 pelo jesuíta Federico González-Fierro Botas, o pastor evangélico Rubén Fernández-Valle, ambos já falecidos, e José Luis Andavert, o então diretor do Espanhol Sociedade Bíblica.

Andavert expressou sua alegria pelo prêmio nas mídias sociais, destacando que “é um reconhecimento merecido a todos os que tornaram a Bíblia asturiana possível, especialmente aos tradutores e revisores”.

“Gostaríamos que a Bíblia se tornasse uma referência para o bom uso do asturiano. Queremos que seja o texto de referência tanto no âmbito eclesial como no civil das Astúrias”, afirmou coordenador de traduções da Bíblia para a Sociedade Bíblica Espanhola em entrevista ao site de notícias espanhol Protestante Digital.

A Bíblia em Língua Asturiana concorreu com outras sete obras na premiação que avaliou, entre outros aspectos, a qualidade da obra, o valor cultural e social da obra original e o seu contributo para o património cultural das Astúrias.

O prêmio Florina Alías leva o nome desta que é poetisa e contadora de histórias que publicou vários livros em asturiano, além de ser uma referência na literatura espanhola do pós-guerra civil escrita em asturiano.

Felipe David Pereira, jornalista mineiro especialista em Marketing Digital e pós-graduando em Cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.

Leia mais:
» SBB lança web rádio dedicada à Bíblia Sagrada
» Em 2021, cresce uso de aplicativo da Bíblia e número de idiomas com tradução das Escrituras
» A Bíblia... sempre a Bíblia – o livro que me entende

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.