Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Acampamento Jovens da Verdade acolhe refugiados afegãos em São Paulo

Por Ultimatoonline
 
Estima-se que mais de três mil refugiados afegãos entraram no Brasil de janeiro a setembro de 2022. Grande parte deles chegou ao país pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 
 
Décadas de conflito, instabilidade política e desafios econômicos fazem parte do contexto afegão, questões acentuadas desde 2021, com a tomada do governo pelo Talibã, que implicou a saída de mais de dois milhões de pessoas do Afeganistão na condição de refugiadas.
 
Desde a segunda quinzena de outubro de 2022 o Acampamento Jovens da Verdade (JV) tem colaborado no acolhimento de famílias afegãs que chegam a São Paulo e aceitado o desafio de ajudá-los a ter vida digna no país. Muitas vezes sem dinheiro e sem condições de deslocamento, moradia, alimentação e trabalho essas famílias precisam de ajuda.
 
Ultimato ouviu Raquel Santana, responsável pela iniciativa no Acampamento. Ela contou que apesar dos muitos desafios e de poucos recursos há aprendizado e satisfação do JV na experiência de acolhimento e apoio aos refugiados.
 
Como começou o trabalho do JV com os refugiados afegãos?
Raquel – Tudo começou com uma visita que fiz ao aeroporto de Guarulhos a convite de uma amiga no dia 17 de outubro de 2022 para levar algumas doações aos afegãos. Confesso que não queria ir, pois sabia que se eu visse a situação daquelas pessoas não conseguiria sair sem fazer nada. Naquele dia, conheci a família de Aj : sua esposa, seu irmão e suas filhas de 3 e 6 anos, e foi exatamente o impacto de conhecer essa família que fez com que, no dia 19, fôssemos buscá-los para morar conosco no JV.
 
Desde então, o JV já recebeu cinco famílias:
 
- Família 1 – Formada por cinco pessoas, esta família morou conosco por um mês e participou conosco da ceia de Natal. Agora, eles estão morando em Itaquaquecetuba, SP, graças ao apoio da família de um empresário que os adotou. Os dois homens da família afegã conseguiram um trabalho e a família tem uma casa e os recursos para as despesas com água, energia elétrica e internet garantidos por um ano. Além disso, as duas meninas da família estão matriculadas em escola bilíngue full time. Esta família sempre vem passar o final de semana conosco, no JV. 
 
- Família 2 – Formada por sete pessoas, esta família morou no JV por um mês e também foi adotada por uma família que proveu os recursos para eles morarem em Santa Isabel, SP. Os homens da família já estão trabalhando também. 
 
- Família 3 - Formada por quatro pessoas, esta família passou vinte e três dias no JV e, agora, está morando em Palmas, TO, graças ao apoio da família adotiva que apoiou sua ida para esta cidade.
 
- Família 4 – Formada por três pessoas, esta família está conosco no JV desde 25 de novembro. O casal tem uma filhinha de 1 ano e aguarda a chegada de mais um bebê.
 
- Família 5 – Formada por dois irmãos, solteiros, estão morando no JV desde o dia 13 de dezembro.
 
Além do acolhimento e ajuda às famílias para se estabelecerem no Brasil, têm sido possíveis outras iniciativas?
Raquel – Sim, semanalmente o JV traz afegãos que estão no aeroporto para passar o dia no acampamento e lhes oferece banho e almoço. Banho e um lar é tudo o que os refugiados afegãos mais querem e precisam.
 
 
Enfrentamos grande dificuldade com o transporte dos refugiados de Guarulhos até o Acampamento, em Arujá. Usamos a nossa Kombi e contamos com alguns voluntários proprietários de vans que algumas vezes nos ajudam. Mas nem sempre sabemos se haverá voluntários com automóvel para trazê-los. Certa vez, preparamos comida para cem pessoas, mas o ônibus que traria os refugiados nos deixou na mão na última hora.
 
Outra iniciativa foi a nossa participação em uma manifestação realizada em frente ao prédio da ONU em favor dos direitos de estudo da mulher afegã. Notamos que os refugiados se sentiram muito acolhidos e apoiados por termos participado com eles deste ato.
 
Agora, em janeiro, as crianças e adolescentes das famílias que passaram pelo JV estão participando gratuitamente da temporada de acampamento com outras crianças e adolescentes. Tem sido um desafio por causa da língua, mas eles estão curtindo bastante.
 
O JV já pensa em ações a médio e longo prazo com estes refugiados?
Raquel - Apesar de o desejo de ajudar os refugiados afegãos arder no coração de meu esposo e no meu, a oportunidade com esse grupo chegou de repente, não tivemos tempo de planejar. Por este motivo estamos dando passos curtos, à medida que conseguimos crescer em constância no que estamos fazendo.
 
Há espaço para voluntários participarem?
Raquel – Sim, contamos com a ajuda de voluntários. No dia em que vamos ao aeroporto e oferecemos aos afegãos oportunidade para tomar banho no JV, temos contado com a ajuda de várias pessoas para a logística.
Também há um grupo de voluntários para visitas aos refugiados afegãos que estão no aeroporto. Este grupo precisa de ajuda pois é preciso pessoas para acompanhar os refugiados 24 horas por dia no local.
 
E é possível colaborar financeiramente?
Raquel – Precisamos de colaboradores, sim, pois sustentamos as famílias que ficam morando no JV até conseguirem um novo lar. O Acampamento oferece casa, água, energia elétrica, internet, alimentação, fraldas para as crianças, material de higiene pessoal e de limpeza e remédios.
A mulher de uma das famílias que está grávida tem recebido assistência para o pré-natal.
Ocorrências dentarias também têm surgido. Duas pessoas que moram conosco precisam com urgência de tratamento dentário.
 
Quantas pessoas já foram atendidas por esta iniciativa de JV?
Mais de 300 pessoas já vieram ao JV para tomar um banho e almoçar. E nos alegra a ajuda dada às cinco famílias mencionadas acima. Isso é um pouco do que temos vivido nesta experiência no Acampamento.
 
Há algumas experiências peculiares relacionadas à cultura afegã que estamos compartilhando junto com cada refugiado. Orem por nós.

O Acampamento Jovens da Verdade faz parte da Missão Jovens da Verdade (desde março de 1968) que tem o objetivo de evangelizar jovens, edificá-los e treiná-los para que se multipliquem, engajados na tarefa de estender o Reino de Deus no Brasil e no mundo. https://jovensdaverdade.com.br/
 
Serviço:
O que: Acolhimento de refugiados afegãos em São Paulo
Quem: Acampamento Jovens da Verdade
Contato: e-mail e/ou whatsapp
Para doações:
Banco Bradesco
Ag.: 1741
C.C: 1433-8
CNPJ: 53.083.077/0001-39
PIX: 53083077000139
 

DE ONDE VOCÊ VEM, PARA ONDE VAI? - REFUGIADOS EM GÊNIS E HOJE | REVISTA ULTIMATO

Está em curso um deslocamento forçado de pessoas sem precedentes na história. Muitas fontes afirmam que quase metade dessa multidão é formada por crianças. A pergunta feita a Agar “De onde você vem, para onde vai?” poderia ser feita a cada uma dessas milhares de pessoas que estão se deslocando de um lugar a outro. Assim como o povo da aliança é tratado como exilado no livro de Gênesis, nós cristãos, sejamos de qualquer outra nacionalidade, também somos forasteiros neste mundo, já que a nossa pátria é a Nova Jerusalém.

É disso que trata a
edição 367 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» Os migrantes e o reino "sem fronteiras" | Diálogos de Esperança

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.