Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Você quer ser cristão ou politicamente correto?

Ser “politicamente correto” é ter uma atitude de tratamento para com os outros baseada principalmente em alguns pressupostos filosóficos da pós-modernidade. De modo geral esta idéia têm uma aparência de respeito e cuidado com o próximo que, logicamente, ninguém se opõe a isso, contudo no seu bojo esconde algumas exigências que realmente põem em xeque a validade de nossas crenças como cristãos além de uma mordaça em nossa proclamação. Vejamos como isso funciona:

Nossa sociedade é pluralista e inclusivista e, por isso, admite que as opiniões e convicções de todos devem ser ouvidas e respeitadas. O plano de fundo para essa aceitação das idéias e opiniões não está basicamente no apreço e respeito pelas pessoas, mas sim na rejeição da existência de uma verdade absoluta. Assim, a opinião de um é tão verdadeira como a opinião do outro.

O problema é que com o surgimento da negação de conceitos absolutos as questões de religião e moral tornam-se extremamente subjetivas e niveladas como tendo o mesmo valor. Neste sentido há um perigo grande para o cristão porque ele se depara com a situação em que tem de responder a si mesmo se considera o “seguir a Cristo” (não digo nem religião) como um caminho igual a qualquer outro que não considera Cristo, ou seja, a vida com Cristo é o único caminho para a única e real salvação para o homem ou todos os caminhos e pensamentos humanos são tão valorosos quanto este? Tal dilema deve ser resolvido e bem firmado em nossa mente.

A Bíblia nos ensina que Jesus Cristo é “O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA” e “NINGUÉM VAI AO PAI SE NÃO POR ELE”. Falar isso é, lamentavelmente, considerado como uma ofensa e “politicamente incorreto”. Falar que não há salvação fora de Jesus Cristo é pior ainda. É considerado um insulto. Falar sobre conversão é ultrage, pois a idéia de conversão é você deixar uma direção considerada e reconhecida como errada e mudar para outra que seja verdadeira. O termo bíblico para isso é metanóia, ou seja, mudança de mente e ele exige realmente uma mudança em termo tão concretos e práticos que por vezes é chamado de novo nascimento. Então, neste sentido temos de escolher: ou seremos “politicamente corretos” ou crentes.

Outro ponto de atrito entre estas duas realidades é o fato de que não há espaço para crítica moral no pensamento “politicamente correto”. Você não pode tecer juízo de valor e criticar as condutas morais das pessoas. Assim, não posso criticar a separação matrimonial imoral que muitos já a tem como normal. Não posso criticar o homossexualismo, que já está sendo aceito naturalmente e muitas outras coisas. Ora, que tipo de crente serei eu se não puder criticar a moral corrompida e podre da humanidade (com base na santidade de Deus)? Não foi para isso que o Senhor nos chamou? Tal condição é uma verdadeira mordaça para o crente. Quantos não têm até medo de falar, hoje em dia, e serem criticados e taxados de mal educados, intolerantes, preconceituosos, etc...

Senti isso na pele quando fiz um comentário a uma mensagem de um amigo no facebook. Ele, no dia 12 de outubro, fez uma devoção à senhora Aparecida. Meu comentário foi que as preces dele estavam sendo direcionadas à pessoa errada, pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, citando um versículo do livro de Timóteo. Pronto. O barraco foi armado. Vi um bombardeio de críticas sobre minha mensagem dizendo que eu era intolerante, mal educado, ... Bem, é esse o espírito da filosofia. Então, ou você é “politicamente correto” ou é crente.

Por estas e outras devemos estar atentos. Particularmente prefiro manter a posição de Pedro e dos outros apóstolos que afirmavam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” Atos 5.29.

Que Deus nos abençoe.
Ji-paraná - RO
Textos publicados: 11 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.