Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Todo mundo hoje é crente

Já ouvi alguém dizer que todo mundo hoje é crente, e realmente é. Crente é quem crê e tem fé, então todo mundo é. Independente da religião e da fé, todas as pessoas creem em alguma coisa, mas quando se referem a "crente" geralmente falam de alguém que crê em Deus, em Deus somente. Mas existem muitas crenças pelo mundo e para muita gente deus é o dinheiro, são as posses que se tem. Outros creem em imagens de escultura, na natureza, em objetos de devoção, na água benta, no sol que esquenta e na chuva que molha e esfria. Tem até gente que crê na poesia, crê na noite e no dia. De repente tem todo tipo de crente. Mas quando se refere a crentes geralmente se fala da religião evangélica, talvez por dar muita ênfase a Deus, Pai, Filho e Espírito Santo e crer somente na Bíblia.

Gosto de falar de religião, estudar os seus costumes e crenças, sua fé e suas tradições. Na prática, todo mundo é crente. Tiago, irmão de Jesus, disse que até os demônios creem, portanto eles também são crentes. Um rótulo não é nada, o importante é o conteúdo. O importante é aquilo que ninguém vê, mas existe. Posso falar, gritar, espernear, vociferar, reverberar e isto ser tudo falso e mentiroso. Mas quando realmente eu creio em Deus os frutos aparecem na minha vida. E isto é o que conta, é o que fica no final da linha. Quase sempre eu ouço alguém dizer que "fulano é crente", mas no sentido pejorativo. Esse costume eu venho acompanhando desde criança nas minhas andanças por este mundo e com o tempo isto só aumentou. Hoje é comum pessoas se referirem assim aos crentes, ou aos cristão de diversas igrejas evangélicos. Já ouvi alguém dizer, se referindo a alguma coisa ruim: "Isto é coisa de crente!". Crente virou farofa na boca de banguela, virou pedra dentro do sapato de muita gente e algo inconveniente que perambula por aí. Nem sempre isto é justo, mas às vezes é. Tem gente que detesta crente, pois os crentes gostam de falar de Jesus e o nome JESUS tem poder. E quando veem um crente se aproximando dão sempre um jeitinho de escapar. Já fiquei falando sozinho várias vezes por falar de Jesus.

Alguém certa vez me disse: se você quiser espalhar as pessoas é só começar a falar de Jesus. Religiosos geralmente não gostam de Jesus, não suportam esta palavra. Fizemos uma experiência e deu certinho, com uma agravante: a maioria das pessoas que saíram eram crentes. É incrível como falar de Jesus dói em tantas pessoas. Muitas igrejas hoje estão assim: Se cantar um hino que falar de Jesus ninguém canta. O hino tem que ter um refrão bem moderno e uma letra bem "leve", nada de Jesus, de sangue, de cruz, de salvação, perdão... Alguém hoje ainda canta o hino 291 da Harpa Cristã? "Rude cruz se erigiu, dela o dia fugiu..." Mas hoje todo mundo é crente. É uma corrente sem começo e sem fim. Antigamente só os evangélicos eram crentes, hoje esta palavra é moda, mas o significado de "crente" é bem mais elevado e inclui responsabilidade e não apenas uma crença vazia e fria. Jesus disse a Tomé: "Não seja incrédulo, mas seja crente!" Então é Jesus quem nos manda sermos crentes. Podemos dizer que "todo mundo se diz crente", mas biblicamente nem todos são. Crer é a base da nossa fé e da nossa vida cristã. É o que dá sentido e nos impulsiona. É preciso crer para ver e não ver para crer. A crença está intrinsecamente ligada ao crente. Paulo e Silas disseram ao carcereiro de Filipos: "Crê no senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa". (Atos 16.31).

Que possamos crer em Jesus, amar a Jesus e falarmos dele, mesmo que todos ao redor fujam de nós apressados e espavoridos. A crença, a fé e as boas obras são a base da nossa vida cristã.
Mogi Guaçu - SP
Textos publicados: 606 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.