Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Teria eu, de fato, entendido o evangelho?

Este assunto não é novo, em meu primeiro artigo, neste site, A simplicidade de Deus, 20.08.2008, narrei a história de uma senhora simples, pouco letrada, mas ungida pelo Espírito Santo, o que lhe dava condições de SER um testemunho vivo de vida abençoada; foi o que aconteceu em seu dia a dia e, especialmente, em uma reunião de Jovens da Igreja Metodista Central de Juiz de Fora, quando, na condição de presidente, convidei-a para falar aos jovens.

Aliás, este artigo que agora escrevo, conforme contagem do site da Editora, é a minha 700ª. participação semanal nesta seção "Palavra do Leitor"; são 4.900 dias de dedicação ao estudo e à redação de textos com esta finalidade – no próximo 20 de agosto, por volta do artigo 722, se assim for da vontade de Deus, completarei 14 anos nesta "missão" de compartilhar a Palavra de Deus.

Outro "aliás": quando eu estava com 55 artigos já publicados, um amigo e irmão na fé disse: "esta semana é o 56, será que chega ao 60?" – respondi, carinhosamente e emocionado, que dependia da vontade de Deus; é Ele quem me inspira [sopra no ouvido] cada título e cada teor dos meus artigos – o amigo já não está mais entre nós para se alegrar comigo por esta bênção que Deus vem me concedendo.

Talvez, sem efetuar uma apuração, uma contagem dos títulos e seus teores, posso afirmar que os assuntos mais tratados, nesses 13 anos e 7 meses, foram:

• Salvação
O evangelho é simples: Graça, fé, aceitação do Senhor Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador, direito de passar a fazer parte da família de Deus (João 1. 12).

• Escatologia
Acordo de paz de 7 anos (Daniel 9. 27)
- nos 3 ½ anos iniciais: soerguimento do templo, restauração dos sacrifícios, aparentes paz e segurança, apostasia, arrebatamento dos cristãos;

- nos 3 ½ anos finais: manifestação do antiCristo, pois nada mais o detém, perseguições e mortes na chamada "Grande Tribulação" referida pelo Senhor Jesus (Mateus 24. 21);

-Término dos 7 anos: segunda vinda do Senhor Jesus, estabelecimento do Reino milenar para o seu governo sobre todas as nações, a partir de Jerusalém.

• Perdão

Inerente à salvação pela graça, mediante a fé no Senhor Jesus, assunto que volto a discorrer sobre ele, pois sem essa atitude [perdoar] de humildade, amor e busca de Paz, que só é possível no Senhor Jesus, fica difícil caracterizar a salvação.

Cheguei a dizer, certa feita, que o ofendido deve buscar a reconciliação, oferecendo perdão ao seu ofensor; por que não? É o dar a outra face, andar a segunda milha, entregar também a capa! (Mateus 5. 39-42). É o não permitir que "o sol se ponha sobre a ira!" (Efésios 4. 26).

Ensinou o Senhor Jesus:

• Na chamada oração dominical, Ele diz: "... e perdoa-nos as nossas dívidas, ASSIM COMO nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6. 12); este "assim como" me induz a crer que seremos perdoados por Deus SE perdoarmos o próximo que nos ofende. Salvo melhor entendimento, sem perdão não há, pois, salvação!

• Logo após esse ensino da oração, Ele reitera: "se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6. 15) – também, é válido aqui o comentário do item anterior.

• Disse, também, o Senhor Jesus: "Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai PRIMEIRO RECONCILIAR-TE COM TEU IRMÃO; e, então, voltando, faze a tua oferta" (Mateus 5. 23-24).

Penso e já afirmei, em oportunidades outras, que me parece de maior gravidade a não aceitação da oferta [não só financeira, mas de serviço, de vida] caso não haja o perdão ao ofensor [ou vice-versa].

Costumo, neste ponto, lembrar-me que Deus não aceitou Caim e, via de consequência, não recebeu a sua oferta (Gênesis 4. 5-7); Deus sabia que Caim alimentava ódio contra Abel, o que, inclusive, culminou com o homicídio contra o próprio irmão.

• Por último, o Senhor Jesus contou uma "parábola" em que um poderoso senhor perdoou uma grande dívida do seu servo; este, todavia, não perdoou uma pequena dívida de um seu conservo e "agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves" (...) e não quis perdoá-lo; "antes, indo-se, o lançou na prisão."

O seu poderoso Senhor, quando soube, chamando-o, lhe disse:
"Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste (...) e, indignando-se, o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida" e conclui o texto:
"Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão" (Mateus 18. 23-35).

Volto ao assunto, sobre perdão, porque meu coração foi incomodado [ou inspirado] com uma leitura que fiz ontem: "Quem pede perdão primeiro nem sempre é quem errou, mas quem entendeu o evangelho" (Robert Michele Silveira Telles – "Citações reformadas").

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 801 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.