Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Seriam deuses ou demônios?

Em dois artigos recentes: "Xô para o ato de rogar praga" e "Sexta-feira 13", embora não intencionalmente, um completou o outro; é que abordei uma série de cerimônias, práticas tais como: superstições, simpatias, benzeduras, pragas, maldições, sorte, azar etc., costumes muito arraigados em nosso querido solo pátrio.

São rituais fortes embora o povo se considere cristão, mas ignora, em grande parte, que o cristianismo abomina essas práticas, melhor dizendo o Senhor Deus não se alegra com isso: caminhos alternativos que buscam soluções outras para problemas mil, os quais o Senhor Jesus deu a sua vida para nos livrar deles; assim, tornam vã, inútil a morte d’ Ele por nós.

Cada vez que se faz um "sacrifício" desses é como se estivessem crucificando o Senhor Jesus novamente, cuja morte foi única e suficiente para a nossa salvação, para a nossa cura, para a nossa libertação do mal [e do mau]; é como desclassificar, anular a morte, e morte de cruz do Senhor Jesus.

Esses rituais, essas práticas [cultos pagãos, esotéricos] não deixam de ser sacrifícios para supostos deuses, esses não aceitos pelo nosso Deus criador do universo, da natureza e de tudo o que neles há.

Diz a Palavra, pela pena de Paulo, que "há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (I Timóteo 2.6); também o primeiro mandamento deixa claro isso: "Não terás outros deuses diante de mim" (Êxodo 20.3).

Há uma porção bíblica que trata dos sacrifícios aos ídolos [supostos deuses] de uma maneira bem clara: "No tocante à comida sacrificada a ídolos, sabemos que o ídolo, de si mesmo, nada é no mundo e que não há senão um só Deus" (I Coríntios 8.4); há também uma definição que deixa claro que o comer sacrifícios feitos a ídolos não é condenável, mas pode influenciar o irmão frágil na fé; e isto não convém!

O comer alimento que foi sacrificado a ídolo não é punível, pois não somos julgados por causa de "consciência alheia", mas devemos nos abster para não servir de mau testemunho.

Entendo, assim, que quem não participou do oferecimento [ritual, culto] não é culpado, mas deve se abster para não servir de escândalo aos mais fracos na fé (I Coríntios 10. 23-33).

Nosso assunto, hoje, não é este, embora no contexto; mas o que convém ressaltar é que todos esses rituais, citados no primeiro parágrafo, Deus não os considera aceitáveis e define que são cultos não a ídolos, propriamente ditos, mas a demônios:

"Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios" (I Coríntios 10.20-21).

Embora sejam normas ditadas de maneira pesada, dura e firme temos que considerar e esclarecer que não são palavras minhas [de homens], mas a Palavra de Deus, a qual apenas transcrevo, comento e devemos obedecer.

Creio que a maioria das pessoas que pratica esses rituais estranhos o faz inocentemente, isto é, sem saber, na verdade, do que se trata; mais ainda: pensam que estão fazendo o bem para o próximo.

Daí a necessidade de que as alertemos, as ensinemos para que somente o Deus criador, único e verdadeiro seja louvado, seja honrado, seja cultuado.

O próprio Senhor Jesus reconheceu que as Escrituras não são conhecidas, e que, por isso, as pessoas erram:

"Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus" (Mateus 22.29).

Somos motivados, então, a obedecer à Grande Comissão para a qual o Senhor Jesus nos confiou a Missão de:

- ensinar e fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28.19);

- pregar o evangelho a toda criatura (Marcos 16.15);

- testemunhar até aos confins da terra (Atos 1.8).

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 801 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.