Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Segredos

Os segredos que passo a revelar não são descobertas minha. Não são novos. Não são mistérios inescrutáveis ou tesouros inalcançáveis. Aliás, são tão simples que muitas vezes não damos o valor e a importância que eles merecem, pois juntos compõem a razão de uma vida espiritual vigorosa. Quem me passou esses segredos foi o profeta Daniel. Daniel foi um homem que se distinguiu em meio a sociedade na qual estava inserido. Só para termos uma idéia, Daniel vivia sob o domínio do Império Medo-Persa, governado pelo rei Dario. Daniel vivia entre os que faziam a política da época e serviam próximo ao rei. Então, quais eram os segredos de Daniel para uma vida espiritual vigorosa, a qual fazia com que fosse uma pessoa diferenciada na sua época? São oito segredos, os quais passo a desvendar na ordem do oitavo para o primeiro.

Segredo nº 8
Daniel era um homem de oração.

Dn. 6.10 – Ele orava três vezes ao dia. Daniel buscava ao Senhor com tempo de qualidade. A questão não é só quanto tempo se ora, mas principalmente com que qualidade de entrega, dedicação e intimidade se ora. Daniel se punha de joelhos dobrados para orar. Ele sabia o que realmente significava buscar ao Senhor em oração.

Segredo nº 7
Daniel entendia que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, e que se encontram nos propósitos de Deus.

Dn. 6.10 – Era costume de Daniel agradecer a Deus por tudo que lhe sobrevinha. “Em tudo daí graças, pois essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” – Ts. 5.18. Daniel tinha plena convicção de que sua vida estava nas mãos de Deus e, portanto, tinha plena convicção de que nada em sua vida acontecia por acaso ou à revelia do propósito soberano do Senhor para sua vida.Por isso Daniel agradecia a Deus sempre e por tudo.

Segredo nº 6
A vida de Daniel estava orientada para fazer a vontade de Deus.

Dn. 6.10 – Havia janelas abertas na direção do Templo de Jerusalém. Isso significa que não importava onde Daniel estava, o seu coração estava voltado para fazer a vontade de Deus. Para qual direção estão abertas as janelas e portas da nossa vida?

Segredo nº 5
Daniel observava e obedecia a palavra de Deus.
Dn. 6.5 – Os seus opositores e inimigos reconheciam essa verdade sobre ele. Diziam entre si que por Daniel ser obediente “a Lei do seu Deus”, só poderiam pegá-lo se fizessem uma lei que contrariasse a Lei de Deus. A reputação de Daniel diante de seus opositores invejosos era de que Daniel não abriria mão da Palavra de Deus. De que Daniel não negaria a Palavra de Deus. Que Daniel não desobedeceria a Palavra de Deus. Certamente, a Palavra de Deus, para Daniel, era uma Pérola de grande valor que não se negocia.

Segredo nº 4
Daniel tinha uma consciência tranquila.
Dn. 6.4 – Não se achava em Daniel culpa alguma. Não é que Daniel nunca falhasse ou cometesse algum erro ou pecado. O que Daniel fazia era não deixar brechas para acusações e situações constrangedoras por não resolver suas questões ou não confessar seus pecados. Daniel buscava corrigir seus erros, abandonar seus pecados e resolver suas questões. Isso certamente diante de Deus, mas também diante da sociedade. Ou seja, em seu relacionamento com o Senhor e com as pessoas. Ninguém podia nem tinha com que acusar Daniel, pois ele resolvia suas questões em tempo hábil e não deixava nada por resolver. Fosse com Deus, fosse com as pessoas.

Segredo nº 3
Daniel não era preso a nada neste mundo.
Dn. 6.4 – Não se achava nele nenhum vício. Ou seja, nada dominava Daniel além da vontade de Deus. Daniel compreendia 1 Co. 6.12 – “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas não me deixarei dominar por nenhuma delas”. E, 1 Co. 10.23 – “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. Ou seja, Daniel tinha domínio sobre as coisas e não eram as coisas que tinham domínio sobre ele. E Daniel sabia dizer não ao que não convinha ou que não edificasse. Daniel tinha domínio próprio, que é um fruto do Espírito Santo.

Segredo nº 2
Daniel era um homem fiel.
Dn. 6.4 – Os seus invejosos opositores e ardilosos inimigos podiam tentar tudo contra ele, mas tinham que reconhecer uma marca na vida de Daniel: Ele era um homem fiel. Daniel era fiel a Deus. E por ser fiel a Deus, Daniel era fiel a tudo a que e a todo ao qual se devesse ser fiel. Isso é o que Deus, o Senhor, espera de nós: 1 Co. 4.1-2 – “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel”. Daniel preferia a cova dos leões que ser infiel a Deus e à Sua Palavra. Da mesma forma que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, preferiram a fornalha ardente que se dobrarem a imagem de Nabucodonosor. Como José preferiu sofrer a pena que pactuar com o pecado da mulher de Pontifar. “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” – Ap. 2.10.

Segredo nº 1
Daniel era cheio do Espírito Santo.
Dn. 6.3 – Em Daniel se evidenciava um espírito excelente; um espírito extraordinário. Só uma pessoa cheia do Espírito Santo; Somente alguém sobre quem está o mover do Espírito Santo; é que desenvolve um espírito excelente e extraordinário. Sobre Daniel isso não significava ser inteligentíssimo segundo o mundo ou um intelectual e filósofo na sociedade.

Era algo tanto mais alto quanto mais profundo; tanto mais abrangente quanto mais glorioso. Era ser cheio do Espírito Santo. Enquanto todos buscavam entender as visões mais comuns e rasteiras, Daniel desvendava as visões mais profundas e significativas da parte de Deus. Só uma pessoa cheia do Espírito Santo compreende que o mundo espiritual rege sobre o mundo material. Então Daniel buscava ser cheio e guiado pelo Espírito do Eterno e Soberano Deus. O Espírito que enchia Daniel e o tornava excelente e extraordinário não era do mundo, mas de Deus – 1 Co. 2.12-15.

Bem, esses são os Segredos Para Uma Vida Espiritual Vigorosa. Segredos simples e acessíveis a todos que anseiam por experimentar o mover de Deus em suas vidas e que desejam fazer diferença nesta sociedade. Que o Senhor nos abençoe.

À Ele seja toda glória e honra e louvor.
Fortaleza - CE
Textos publicados: 32 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.