Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Proselitismo

Somos levados, muitas vezes, a pensar que não devemos pregar, ensinar e testemunhar a Palavra de Deus, pois isso seria [é] considerado proselitismo; e porque o mundo renega os que falam no Senhor Jesus.

Há correntes nas religiões e, também, em denominações que assim pensam, ou seja, dizem que não devemos incomodar o próximo que não estaria no caminho certo por não aceitar que só o Senhor Jesus salva (1Tm 2 5).

Assim, entendem essas correntes de opinião que devemos deixar cada um na sua própria fé, pois, supostamente, todos os caminhos levam a Deus. Não foi o que o próprio Senhor Jesus disse claramente (Jo 14 6).

Como eu, um grande contingente de cristãos lê a Sagrada Escritura aceitando-a como verdade absoluta [outro conceito discutível para alguns] e, via de consequência, a recebe e compartilha com toda a literalidade na qual o texto foi inspirado por Deus para homens santos e sábios escreverem-no (2Tm 3 16).

Muitos de nós fundamentamos a postura de ensinar, pregar e testemunhar a Palavra de Deus para TODA a criatura, conforme o Senhor Jesus determinou, claramente, poucos momentos antes de subir ao Céu; é a chamada “Grande Comissão” entendida claramente no estudo dos textos do evangelho e do livro Atos dos Apóstolos:

“Ide...fazei discípulos de todas as nações...ensinando-os...” (Mt 28 19) – “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16 15) – “Sereis minhas testemunhas...até aos confins da terra” (At 1 8).

Sempre que comento sobre essa questão, cito os 3 textos acima, todavia o dever de compartilhar a Palavra de Deus já vem recomendado por Ele desde o Antigo Testamento.

“Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. ENSINAI-AS a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. Escrevei-as nos umbrais de vossa casa e nas vossas portas” (Dt 11 18-20).

“Filho do homem, mete no coração todas as minhas palavras que te hei de falar e ouve-as com os teus ouvidos. Eia, pois, vai aos do cativeiro, aos filhos do teu povo, e QUER OUÇAM QUER DEIXEM DE OUVIR, fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus.” (Ez 3 10-11).

“Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da minha boca ouvirás a palavra e OS AVISARÁS da minha parte. Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seus sangue da tua mão o requererei. Mas, se avisares o perverso, e ele não se converter da sua maldade e do seu caminho perverso, ele morrerá na sua iniquidade, mas tu salvaste a tua alma” (Ez 3 17-19).

Passando pelo Senhor Jesus [graça mediante a fé em Cristo] nos textos já mencionados, vamos nos dar conta de que essa Missão de pregar, ensinar e testemunhar também é citada nas cartas paulinas:

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele DE QUEM NADA OUVIRAM? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam cousas boas? (Rm 10 13-15).

“Prega a palavra, insta, QUER SEJA OPORTUNO, QUER NÃO [em outra tradução “a tempo e fora de tempo”], corrige, repreende, exorta com toda longanimidade e doutrina (2Tm 4 2). Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina” (2Tm 4 3a).

Esse tempo é hoje!

A grande maioria da humanidade não quer ouvir falar do Senhor Jesus. E prometeu Ele: “Porque qualquer que...se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem [Ele] se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos” (Mc 8 38).

De fato, o tempo é hoje, no qual a sã doutrina é recusada, os ouvidos são tampados e os olhos são fechados; desfazer uma rodinha de conversa, entre amigos, é fácil! É só falar no Senhor Jesus, conforme já mencionei em textos anteriores.

Mas o nosso Deus foi muito claro: “quer ouçam, quer deixem de ouvir”; “quer seja oportuno quer não [a tempo e fora de tempo]” temos que pregar.

Se é proselitismo, com amor, compartilharmos a Palavra de Deus com os que, ainda, não receberam o Senhor Jesus no coração, como único e suficiente Senhor e Salvador, visando inseri-los na Família de Deus (Jo 1 12), então somos todos prosélitos, por amor ao próximo (1Jo 3 16) e por obediência ao Senhor Jesus (Hb 5 9).

Se fundamentarmos essa evangelização apenas nas Sagradas Escrituras [a Bíblia] é ser fundamentalista, devemos nos alegrar em sê-lo, pois isso agrada ao coração do nosso Deus, que avaliou os cristãos de Bereia como mais “nobres” por irem checar na Palavra de Deus o que o Apóstolo Paulo lhes ensinava (At 17 11).

“Um cristão deve anunciar Jesus Cristo de tal modo que Jesus Cristo seja aceito, recebido, não rejeitado” (Papa Francisco).

Simples assim.
São Paulo - SP
Textos publicados: 802 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.