Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Oxigenação do cérebro

Temos dois cachorrinhos com idades próximas, em torno de 2 anos cada, que são a alegria para os nossos corações idosos, cujos filhos se casaram e se ausentaram para os seus próprios lares.

O cãozinho mais velho vem apresentando convulsões [epilepsia] aproximadamente com 30 a 40 dias de intervalo, o que muito nos entristece, pois os sofrimentos dele, do outro companheiro e o nosso são muito grandes; ver uma criatura de Deus com fortes crises de saúde dói muito o nosso coração.

Essas crises diminuem a oxigenação do cérebro [Hipóxia Cerebral] podendo levar a um AVC [Acidente Vascular Cerebral], destruição de neurônios e outros danos extracerebrais como perda de movimentos nos membros de um dos lados, perda da fala [nos humanos] entre outras sequelas, inclusive óbito [morte cerebral].

No último domingo ele teve 17 ocorrências, recuperou-se, mas, na segunda-feira voltou a ter outras crises, pelo que chamamos a veterinária; ele está lá até hoje, quarta-feira, podendo voltar para casa amanhã, na ausência de novas crises; as últimas (6) ocorreram ontem na parte da tarde; pela graça de Deus teve uma noite de sono tranquila.

Em passado recente discorri, aqui neste espaço, sobre a árvore plantada junto às águas, que com as suas raízes penetra no riacho trazendo alimentação para si, trazendo oxigênio para lhe alimentar os órgãos com vida [Leiam Quero ser como a árvore].

"Porque ele [o homem que confia em Deus] é como árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto" (Jeremias 17. 8).

Este texto encontra-se, também, no Salmo primeiro – verso 3, mas é antecedido por dois outros versículos que se referem à pessoa que confia em Deus e nele vai buscar o alimento espiritual:

"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite" (Salmo 1. 1-2); e prossegue dizendo o que, também, disse o profeta Jeremias:

"Ele é como árvore plantada junto a correntes de águas que, no devido tempo, dá o seu fruto e cuja folhagem não murcha; e tudo que ele faz será bem sucedido" (Salmo 1.1-2).

Nós, seres humanos, se não procedemos como a privilegiada árvore, plantada junto aos rios, isto é, os que não buscam vida e vida em abundância na Palavra de Deus também ficam sujeitos a sérios riscos espirituais que o Senhor Deus continua ensinando, pela pena do salmista:

"Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá" (Salmo 1. 4-6).

Nosso Deus nos ensina o Caminho para que não sejamos atingidos pela "Hipóxia "espiritual"", que pode resultar em não podermos habitar na morada que o Senhor Jesus foi nos preparar, e virá nos buscar [Arrebatamento] para com Ele morarmos onde Ele está (Joao 14. 1-3).

O único Caminho [*] para termos o direito de "sermos feitos" filhos de Deus [João 1. 12] é a conversão ao Senhor Jesus [recebê-lo no coração]; essa conversão consiste em habitarmos, em vida, junto às águas, águas essas que entendo ser o Espírito Santo de Deus; O Senhor Jesus afirmou:

"Eu sou o caminho [*], e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai SENÃO POR MIM" (João 14. 6).

Também Ele afiançou à mulher samaritana: "aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar PARA A VIDA ETERNA" (João 4 14).

Há uma outra porção bíblica muito importante, no contexto de beber da água espiritual que é o Espírito Santo:

"Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito [Santo] que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado" (João 7 38-39).

Se não interrompermos o Caminho, o fluxo da comunhão [vida cristã] que há entre nós e o Deus eterno, único e verdadeiro, chegaremos lá na morada que o Senhor Jesus nos preparou para com Ele morarmos, eternamente, onde Ele está!

Pense nisto!
São Paulo - SP
Textos publicados: 801 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.