Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Dura lex sed lex

Diziam os nossos mestres, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora (1961/65): “Dura lex sed lex”; respondíamos em uníssono: “no cabelo só Gumex” [Gumex era um fixador de cabelos masculinos].

Sim, “a lei é dura, porém é a lei”, e temos, todos nós, o dever de obedecê-la, mesmo que não a conheçamos: “ninguém pode descumprir a lei sob a alegação de não a conhecer”, é outro princípio do Direito.

Não! Não somos legalista e/ou fundamentalista no sentido pejorativo e ofensivo em que tais expressões são usadas hodiernamente.

Entendemos o total cumprimento das leis não como os adjetivos, acima citados, qualificam os que entendem assim; mas como fidelidade e obediência irrestritas embasadas na fé.

Creio que algo é bom, logo pratico! Ou, se é bom para mim, é bom para o próximo, compartilhemos!

Biblicamente somos defensores da Graça [favor imerecido] derramado por Deus sobre toda a humanidade, mediante a Fé no Senhor Jesus Cristo; sem essa fé no Salvador e Senhor, a graça não abunda, desgraça eterna se torna.

Não impomos essa Verdade [o Senhor Jesus Cristo como único, eterno, suficiente e verdadeiro Salvador] a quem segue outros credos, mas temos o dever de expô-la, por amor ao próximo (I Jo. 3. 16) e em obediência (Hb. 5. 9) ao Senhor Jesus que determinou que ensinássemos a sua Palavra (Mt. 28. 19), que pregássemos o Evangelho a toda criatura (Mc. 16. 15), que testemunhássemos dEle (At. 1. 8) a todo o mundo [até aos confins da terra].

Isso, também, não é proselitismo, mas dever de tirar o próximo do “engano”, desde que ele, por obra exclusiva do Espírito Santo de Deus, aceite a única Verdade (Jo. 14. 6) que o levará ao Reino de Deus para toda a eternidade [após a morte].

Deixá-lo permanecer no erro é condená-lo, pois não o avisamos, e é condenar também a nós, por omissão; somos “atalaias“, diz a Palavra de Deus, com o dever de alertar ao próximo, mas se não o fizermos seremos cobrados pelo seu sangue (Ez. 33. 7-9).

É verdade que essa é uma palavra para Israel, mas aplicável a nós, Igreja do Senhor Jesus. Ele não faz acepção de pessoas e não teria duas ordens diferentes, uma para Israel e outra para a Igreja.

O salmista, no capítulo 119 versos 1-8 (NVI), é bastante claro quanto à obediência literal e integral aos mandamentos de Deus: “Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam [todos] fielmente obedecidos” (v. 4).

No versículo 8 cremos que está subentendida a expressão “todos”: “obedecerei [todos] os teus decretos”, e, em seguida, confessa a sua dependência de Deus: “nunca me abandones.”

Também nos demais versículos está sempre implícita a expressão “todos (as)”:

- “Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos [todos]” (v. 2);

- “e andam nos caminhos [todos] do Senhor” (v.3);

- “Eu te louvarei de coração sincero quando aprender [todas] as tuas justas ordenanças” (v. 7).

Mas, no versículo 6, está explícito, muito claro: “Então não ficará decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos.”

Esta é uma postura não muito bem aceita, nem cumprida, nos dias de hoje, o que deve ser objeto de nossas reflexões sobre como, cada um de nós, vive a situação.

Aceitamos, muitas vezes, obedecer parte da Palavra de Deus, mas flexibilizamos muitas das vontades do Senhor em relação ao seu rebanho, que somos nós, os cristãos.

Temos que entender que Deus é bem afirmativo, bem seguro quanto ao seu entendimento e vontade em relação aos seus preceitos, não necessariamente apenas os dez mandamentos, mas toda a sua Palavra revelada, transmitida pelas Sagradas Escrituras [antigo e novo testamentos].

Ele quer nossa aceitação, nossa fidelidade em relação à sua vontade. “Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap. 2. 10).

Não há meia obediência, meia fidelidade, meio cumprimento dos desígnios que o Senhor declarou em relação à sua Igreja.

Não são desejos, sonhos, esperança tudo o que Ele escolheu como princípios que devemos cumprir; são decretos! E decretos são impositivos.

Ou obedecemos, ou não alcançaremos a salvação, e “Ele não quer que ninguém se perca” (II Pe. 3. 9); “E [Jesus] tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o tutor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem” (Hb. 5. 9).

Estamos vivendo dias difíceis, dias nos quais a Palavra de Deus tem sido contestada, relativizada, flexibilizada, até mesmo abandonada.

Temos que nos lembrar, a cada momento, que Jesus falou sobre como quer nos encontrar, quando voltar: “Feliz o servo que seu Senhor encontrar fazendo assim quando voltar” (Mt. 24. 46), ou seja, Ele quer nos encontrar vigilantes e obedientes à sua Palavra.

Estamos às portas desse grande acontecimento, a volta do Senhor Jesus, com quem nos encontraremos nos ares, entre nuvens, quando, os convertidos a Ele, seremos arrebatados (I Ts. 4. 13-18).

Maranata! Ora, vem Senhor Jesus!
São Paulo - SP
Textos publicados: 804 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.