Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Cristianismo de textos sem contextos

A Bíblia Sagrada é o livro mais impressionante que existe, pois sua formação é o resultado de milagres divinos durante a história da igreja cristã. Nela existem todas as coisas que necessitamos saber para pautarmos nossas vidas nos princípios da justiça de Deus.

Por ser milagre de Deus e por produzir milagres transformadores nas vidas daqueles que a lêem, a Bíblia Sagrada foi alvo de tentativas de extermínio durante muito tempo. Por ser milagre de Deus, ela continua sendo o livro mais comercializado e lido no mundo inteiro.

A Bíblia, como livro profético e espiritual, só pode ser entendido com o auxílio do Espírito Santo de Deus, que é o seu verdadeiro autor por inspiração aos seus escritores. Como livro histórico, só pode ser interpretado com conhecimento de seus escritores, destinatários e das culturas que envolveram as épocas dos seus manuscritos.

Como a Bíblia contém a revelação progressiva de Deus para a humanidade, ela deve ser lida e ensinada como um todo, ou seja, cada leitura e cada ensinamento devem ter como base o contexto geral da revelação de Deus.

Toda a mensagem bíblica autêntica não contradiz a mensagem central da Bíblia. Por isso, utilizar textos bíblicos isolados dos seus contextos é deturpar a mensagem bíblica. Por exemplo, não se pode utilizar as expressões “portas de bronze” e “ferrolhos de ferro” da profecia relativa a Ciro (Isaías 45.2 - ARC) para dizer que Deus irá derrubar todas as barreiras na vida das pessoas. Também não se pode utilizar a “festa do jubileu” dos hebreus (Levítico 25) para prometer que Deus irá restituir todas as coisas perdidas nos dias atuais. Igualmente, não se pode utilizar as expressões “cem vezes” (Mateus 19.29 e Marcos 10.30 - ARC) para prometer que Deus retribuirá cem vezes mais as ofertas financeiras que forem entregues nas igrejas.

Utilizar textos bíblicos dissociados dos seus contextos é corromper a mensagem do Evangelho de Cristo e induzir pessoas ao erro. Analisando as pregações e ensinos “bíblicos” de hoje, podemos concluir, com certeza, que grande parte do Cristianismo utiliza a Bíblia Sagrada abusivamente através de “textos sem contextos”, que resulta em “mensagens espúrias” geralmente com o objetivo de saquear as igrejas e os cristãos despreparados.

cosmovisaocrista.blogspot.com/
Lages - SC
Textos publicados: 10 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.