Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A idolatria no coração humano

"Portanto fala com eles, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Qualquer homem da casa de Israel, que levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante da sua face, e vier ao profeta, eu, o SENHOR, vindo ele, lhe responderei conforme a multidão dos seus ídolos. Para que eu possa apanhar a casa de Israel no seu coração, porquanto todos se apartaram de mim para seguirem os seus ídolos." Ezequiel 14:4-5.

O coração humano é uma fábrica de ídolos, como diz Calvino e cada um de nós desde o ventre materno, já sucumbimos às invencionices desse espírito maligno. É sempre através de algum ídolo ou outro que os corações das pessoas se afastam de Deus. Sabe o porquê? Ela é a ferramenta mais poderosa na mão do Diabo para tentar afastar os crentes do Evangelho de Cristo. Um pouco de ilusão do engano da riqueza aqui, um outro pouco de costumes e ensinamentos mundanos ali e pronto, o estrago já está feito. Aquele coração outrora cheio do Espírito Santo agora, seco como um deserto, busca satisfazer os desejos da carne e dos bens terrenos.

A questão toda é saber se temos algo em nosso coração que nos motiva, controla os nossos sentimentos ou na qual empregamos os maiores esforços acima da necessária confiança em Deus como suprema fonte de realização de todas as nossas necessidades. Toda sorte de coisas pode tornar-se idolatria: um celular, um time de futebol, uma banda famosa de rock and roll, um bocado de dinheiro, um filho, um pastor ou ainda uma bíblia aberta dentro de casa. A lista é enorme e tais males não são difíceis de encontrar. Porém, as Escrituras é definitiva em condenar com seriedade todo tipo de culto prestado aos ídolos. "Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo. E porei o meu rosto contra o tal homem, e o assolarei para que sirva de sinal e provérbio, e arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor."

O Senhor conhece perfeitamente os corações daqueles que se afastam dele através da idolatria e colocam no lugar sagrado a perversa iniquidade. Diga a eles: a minha vontade clara e fiel é que o coração de todo crente sincero não pertença a mais ninguém, exceto a mim, o único Deus verdadeiro. "Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração." "Se Deus é o tesouro de nossas almas, nossos corações, ou seja, nossos afetos e desejos serão colocados nas coisas de cima. Um homem de espírito terreno prova que seu tesouro está abaixo; um homem de espírito celestial mostra que seu tesouro está acima". (Adam Clark).

Que Deus possa nos tomar, nós evangélicos, em nossos próprios corações e convencidos de todo mal comportamento, possamos ser libertos da impiedade e idolatria para o testemunho da singularidade da graça em relação à completude da vida e da suficiência da obra redentora de Cristo para nossa salvação.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.