Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — Caminhos da missão

Vocare 2015: Deus chama!

Lissânder Dias

Assisto ao noticiário na TV, abro o jornal, acesso a internet, ando pelas ruas do meu bairro, visito outras cidades, ouço o último sermão. Uma voz me chama. Tanta coisa a ser feita! Não tenho tempo, não sei por onde começar, nem sei exatamente o que sei fazer.

Como um jovem pode descobrir a vocação em meio a um turbilhão de causas, informações e oportunidades? Como reter o que realmente é bom para mim, para Deus e para a sociedade?

Não é apenas uma questão de profissão ou formação acadêmica. Estamos falando de caminhada: responsável, coerente, espiritual. Caminhada que afeta todas as dimensões da nossa vida -- e, fundamentalmente, a vida do outro. Caminhada que é reflexo da realidade mais profunda com Deus, do diálogo com ele, da obediência a ele.

A jornada é misteriosa e exige de nós muita sensibilidade e humildade. Para o que fomos chamados? Para o que “eu” fui chamado? Não, antes de tudo, a pergunta é: quem sou eu diante de Deus? E que identidade sustento para as pessoas?

Deus nos chama, sim. Primeiramente nos chama para estar junto dele e, como que de mãos dadas, andar pelo mundo, salgando e iluminando a vida (Mt 5.13-16).

A jornada é misteriosa e exatamente por isso precisamos descobrir, juntos, a direção, o sentido, as chances de amar. Chega de autoengano travestido de piedade; basta de fantasias de um evangelho “água com açúcar”, de uma vida superficial. Não queremos mais vozes egoístas. Precisamos de outros que nos ajudem a caminhar. O mundo precisa de nós para ajudá-lo a andar por “caminhos planos” (Jr 31.9; Mt 3.3).

Vamos nos encontrar e conversar sobre a vocação que Deus nos deu, sobre o chamado do Senhor para todos, e para cada um de nós.

Vamos ouvir gente com experiência, gente que já viveu os mesmos dilemas e que já fez as mesmas perguntas que estamos fazendo hoje.

Vamos conhecer histórias de projetos que testemunham (com atos e palavras) a obra maravilhosa de reconciliação de Deus nos rincões do Brasil e do mundo.

Vamos entender conceitos teológicos sobre a “missão de Deus” e nos comprometermos com as necessidades mais relevantes da atualidade.

Convidamos cada jovem a participar conosco do Vocare 2015, um encontro que pretende reunir a juventude cristã de 18 a 21 de abril de 2015. O vocábulo latino “vocare” dá origem a vocação. Vocação de chamado. Chamado de obediência. Obediência de amor ao Pai, em resposta ao amor dele por nós e pelo mundo inteiro.
Não há jornada mais fascinante! Não há caminho para a liberdade senão aquele no qual descobrimos quem somos e qual é o nosso papel no mundo.

Nota
Um grupo de organizações cristãs que trabalham com juventude se uniu à Associação de Missões Transculturais do Brasil (AMTB) desde o final de 2012 para orar e planejar o Vocare 2015. Trata-se de uma “versão jovem” do Congresso Brasileiro de Missões (CBM), mas com um desafio a mais: mobilizar jovens a partir de 17 anos que não estão envolvidos em missões. O grupo tem se reunido regularmente, com um saudável esforço de unidade cristã. Junte-se a nós em oração, divulgação e entusiasmo.

Lissânder Dias é jornalista, editor do Portal Ultimato e integra o grupo que planeja o Vocare 2015.

Leia mais
DEUS NOS CHAMA PELO NOME... E PARA O SERVIÇO
Deus nos chama para junto dele porque este é o melhor lugar para nós

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.