Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Seções — --

Cinema

Oscar 2014
Mark Carpenter

Os filmes do Oscar já passaram pelos cinemas. Mas vale a pena refletir sobre sua contribuição para o que valorizamos como cristãos. A seguir, minha lista dos nove indicados para melhor filme, por ordem do proveito que arrebatei deles, em termos de temas de redenção, insights sobre as verdades da vida e expressividade artística.

1. Philomena. Após engravidar, a pequena Philomena é levada para um convento. O filho dela nasce e as freiras o oferecem para adoção. Décadas mais tarde ela decide procurá-lo. Uma história de desencanto, perdão e redenção.

2. 12 Anos de Escravidão. Ser escravo, pelo ponto de vista de um negro afro-americano que já conheceu a liberdade, é conhecer o que de mais degradante existe no ser humano, inclusive nele próprio. Oscar de melhor filme.

3. Ela. O personagem do enigmático Joaquin Phoenix desenvolve um relacionamento com um sistema operacional com voz de mulher. Um ensaio provocante sobre a dispensabilidade do ser humano num novo mundo de máquinas.

4. Nebraska. Um idoso acha que ganhou na loteria. Ele insiste em viajar para retirar o prêmio. O filho dele conclui que o único jeito é acompanhá-lo nesta viagem fútil, e o percurso se transforma na história de como os dois reatam os laços.

5. Gravidade. O que resta do ser humano quando todo o seu contexto desaparece? Uma astronauta perde as referências quando sua nave é destruída. Ela reluta para encontrar razões para tentar sobreviver.

6. Clube de Compras Dallas.
Um vaqueiro heterossexual contrai aids numa época em que a doença significava morte certa. Para sobreviver, ele vende remédios ilegais a outros aidéticos. Sua fragilidade abre espaço para a tolerância.

7. Trapaça
. Dois vigaristas são forçados a participarem de uma série de ações para enquadrar políticos corruptos. O filme trata da insatisfação corrosiva de quem possui menos que ambiciona ter.

8. O Lobo de Wall Street. Um inescrupuloso corretor de ações enriquece vendendo ações baratas, e recompensa sua equipe com orgias extravagantes. Seu declínio é uma ilustração perfeita do “salário do pecado”.

9. Capitão Phillips. O capitão de um cargueiro batalha contra um grupo de piratas somalis. Uma narrativa fascinante sobre o que nos motiva em situações de crise extrema.

Mark Carpenter é presidente da Editora Mundo Cristão.

Leia mais
OS MELHORES FILMES, SEGUNDO O OSCAR
Leia a versão ampliada deste artigo

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.