Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Para mudar o ritmo do coração

“E, começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras” (Lucas 24.27).

Como gostaria de ter andado na estrada de Emaús para ouvir a explicação do Senhor Jesus! Serviu para mudar o ritmo do coração de Cléopas e seu companheiro. Taquicardia é um problema sério, mas bradicardia também, “coração lento”, o problema detectado pelo médico das almas (25).

Jesus ressuscitou “segundo as Escrituras” (1Co 15.4)! Na Bíblia hebraica, o Velho Testamento tem três partes principais: a Lei, os Profetas e os Escritos. E naquela tarde memorável, Jesus explicou na Palavra de Deus como, depois da humilhação, viria a glorificação dele (Lc 24.26).

Nos livros de Moisés, o Senhor deve ter apontado para a promessa-mãe (em que o descendente feriria mortalmente a cabeça da serpente, mas Ele sofreria bastante nessa luta; Gn 3.15). E mencionou os sacrifícios no tabernáculo, mas também as profecias de Jacó e Balaão sobre o cetro (Gn 49.10; Nm 24.17).

Depois, nos livros dos profetas talvez tenha apontado para Miqueias e sua profecia sobre uma pequena cidade de onde sairia aquele cujas origens são desde os dias da eternidade (Mq 5.2). E para Zacarias que profetizou que o Rei viria, sentado num jumentinho (Zc 9.9). E, de certo, para as mensagens de Isaías sobre o Servo do Senhor, que veria muito fruto por causa do seu sofrimento (Is 53.11). E também para Daniel e sua visão do Filho do Homem se aproximando do Ancião de dias (Dn 7.13).

Finalmente, no livro dos Salmos se lembrava das palavras sobre o traidor (Sl 41.9), o vinagre que lhe ofereceram (Sl 69.21), o brado na cruz (Sl 22.1), mas especialmente a promessa que Deus não permitiria que seu santo ficasse na cadeia da morte (Sl 16.10). Pois, uma vez pago o preço, ele deveria ser solto. Deus reconheceu o sacrifício vicário do seu cordeiro, aceitando-o como nossa justificação (Is 53.10).

Amigo peregrino, convide Jesus para entrar em sua casa. Você reconhecê-lo quando ele cear com você! Ele vai mudar o ritmo do seu coração! (Lc 24.29,31; Ap 3.20).

Leia mais
No jardim do Éden e na aldeia de Emaús
A surpresa que não deveria ser surpresa
Surpreendido pela Esperança
Francisco Leonardo Schalkwijk mora na Holanda com sua esposa Margarida, com quem serviu como missionário no Brasil por quase 40 anos. É doutor em história e pastor emérito da Igreja Evangélica Reformada. É autor de Confissão de Um Peregrino, "Igreja e Estado no Brasil Holandês, 1630 - 1654" e da gramática grega Coine.
  • Textos publicados: 9 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.