Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Olhos abertos

Dez horas da noite. Chego no quarto do hotel. Exausto, meu corpo quer dormir, mas minha mente está agitada. O dia foi cheio: testemunhos, desafios, relembranças, abraços, ensino, treinamento. Tudo isso fez parte do que temos experimentado nestes dias no Encontro de Líderes Jovens de Lausanne (ELJ2016), aqui na região metropolitana de Jacarta, Indonésia.

Chegamos à metade do Encontro. Já se passaram quatro dias. Amanhã (domingo) teremos, enfim, um dia de descanso. Poderemos acordar um pouco mais tarde e fazer um passeio pela cidade. Será um tempo também para reflexão sobre o que já aconteceu aqui.
Pelas ruas da cidade

Nestes quatro dias, temos feito de ônibus o caminho do hotel até o local do evento. Mas algumas vezes, saímos a pé para visitar o shopping ao lado. É nestas caminhadas que percebo o contraste econômico: prédios bonitos, lojas sofisticadas, mas gente muito pobre reformando calçadas ou servindo comida em seus pequenos negócios alimentícios.

Fuma-se muito em Jacarta. É impressionante. Mas não se vê gente consumindo bebidas alcoólicas em locais abertos. É curioso como o indonésio é rígido com algumas coisas. Por exemplo: não aceita de modo algum cédulas de notas estrangeiras amassadas, dobradas ou com pequenos rasgos. De preferência, devem ser novas. Foi difícil conseguir trocar a moeda norte-americana por rúpias.

Há muitas motos (ontem eu andava do shopping até o local do evento e fui surpreendido por um estacionamento gigantesco de motocicletas) e quase nenhuma bicicleta no bairro onde estamos hospedados. Dizem que a realidade é diferente em bairros mais pobres da cidade.

CONTINUE LENDO O TEXTO NO BLOG DA ULTIMATO

Leia mais
Conexões na Grande História de Deus
Líderes jovens de 150 países se reúnem na Indonésia
Por jovens líderes cristãos em um mundo em crise

Foto: Movimento Lausanne

Jornalista, é editor de web da Editora Ultimato e escreve regularmente em seu blog pessoal Fatos e Correlatos. Colabora também na área de comunicação com a Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS). É um dos organizadores de Uma Criança os Guiará e do e-book Vocação e Juventude: a fascinante jornada entre o ser e o fazer.
  • Textos publicados: 36 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.