logo ultimato
  • Seja bem-vindo Visitante!
  • Cadastre-se
  • facebook
  • twitter
  • rss
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Esqueci minha senha

OPINIãO

Manifesto sobre as manifestações

Passeata no centro do Rio protesta em frente à Federação de Transportes do Rio de Janeiro (Fetranspor). Foto: Fernando Frazão/ABr1. Como cidadãos brasileiros, profissionais liberais e cristãos comprometidos com uma sociedade justa, livre, constitucional e democrática afirmamos nossa solidariedade às reinvindicações sobre transporte, saúde e politicas governamentais defendidas pelas presentes demonstrações de protesto.

2. Afirmamos nossa admiração pelos jovens e adultos que corajosamente protestam contra as injustiças, corrupção e falta de transparência do sistema politico governamental.

3. Afirmamos que o conceito de liberdade pressupõe a observância de uma lei moral, comum e objetiva que envolve ambos governantes e governados.

4. Afirmamos que quando existe subjetivismo ou rejeição destes valores morais a sociedade como um todo sofre. A rejeição destes princípios básicos gera caos e é completamente incompatível com a democracia.

5. Governantes e governados são semelhantes, mas somente quando estão sujeitos a mesma lei moral e comum.

6. Reconhecemos que quando esta lei é infringida o “etos” da sociedade leva ao desenvolvimento de governantes e cidadãos que demandam direitos que infringem a liberdade alheia.

7. Dessa forma, afirmamos a nossa total repulsa tanto aos atos de injustiça, irresponsabilidade gerencial e política, como aos atos de vandalismo.

8. Não podemos esquecer que, escondido no coração desta luta pela liberdade e reivindicações, pode existir muitas vezes um ódio profundo e desrespeito aos bens e liberdade de outrem, assim como certamente a falta de transparência governamental é uma agressão ao povo trabalhador e ordeiro.

9. Conclamamos a necessidade da defesa da democracia baseada no fato de que o homem é um ser imperfeito, limitado e caído. Muitos são democratas porque acreditam que o homem é sábio e bom e que merece uma participação no governo. O perigo da defesa da democracia nestas bases é que isto não é verdade. A verdadeira razão para a democracia é justamente o oposto. A humanidade é tão limitada e imperfeita que nenhum pessoa, partido politico ou grupo de interesse pode ser confiado com poder total e sem controle sob uma comunidade/sociedade.

10. Portanto, é primordial que os instrumentos formais e éticos do processo democrático sejam respeitados. Somos todos, individual e coletivamente responsáveis na luta contra as injustiças governamentais e pela defesa da liberdade e princípios democráticos.

Atenciosamente em oração,

______________________
Paulo e Adriana Ribeiro são casados. Paulo é professor visitante do Departamento de Energia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG).

Opinião do leitor

comentar
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.