Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Em que crêem os outros

Por Carlo Carrenho


Tendemos ao gueto. Como cristãos, e especialmente evangélicos, temos esta estranha tendência de nos afastarmos do mundo, de ignorá-lo, de repudiá-lo sempre. Digo “estranha” porque nada poderia ser mais antibíblico ou anticristão. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa”, já dizia Jesus no seu tempo (Mt 5.14-15). Além disso, o famoso “Ama a teu próximo com a ti mesmo”, outro dos mandamentos do Filho de Deus, exige que conheçamos o próximo. E para conhecer é necessário conviver.

O livro Deus e eu (Casa da Palavra, 168 pp., R$ 29,90) é uma grande oportunidade para deixarmos nosso mundinho gospel por alguns momentos e tentarmos conhecer um pouco mais intimamente o mundão lá fora. De certa forma, foi justamente isso que o autor da obra, o cineasta italiano e católico Antonio Monda, fez ao resolver entrevistar várias personalidades e pedir-lhes que dissessem com honestidade se acreditavam na existência de Deus. As respostas colhidas são, no mínimo, instigantes. A atriz Jane Fonda afirma que “Deus foi o primeiro feminista”. Martin Scorsese lembra que sua relação com a religião é determinante. E a escritora Toni Morrison vê Deus com tamanha grandeza que “até a Bíblia, esse livro maravilhoso escrito por extraordinários visionários, é pequena e redutora em relação à grandeza de Deus”.

A visão de Antonio Monda a respeito da fé e do Cristianismo não é menos interessante do que as reflexões de seus entrevistados. O autor inclusive defende a Igreja de forma bastante efusiva. “Sempre achei pouco convincente a posição daqueles que reconhecem a existência de Deus, e a divindade de Cristo, mas contestam (ou mesmo desprezam) a Igreja”, afirma Monda logo na introdução da obra.

Para sermos o sal e a luz do mundo, precisamos estar no mundo, conhecê-lo, ainda que não compartilhemos seus valores. É a velha e esquecida idéia de refutar o pecado mas amar os pecadores. Neste sentido, o livro de Monda ganha uma dimensão maior para nós, cristãos, e funciona como um olho mágico que revela a intimidade espiritual de crédulos e incrédulos espalhados pelo mundo.


Carlo Carrenho é editor de livros, publisher da Thomas Nelson Brasil, e se orgulha de ter recentemente publicado Como os Pingüins Me Ensinaram a Entender Deus, livro de reflexões sobre espiritualidade do escritor Donald Miller.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.