Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Vencendo a covardia

VENCENDO A COVARDIA - Josué 14:6-15

“Os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao SENHOR, o meu Deus” (Josué 14:8)

Logo no início do êxodo do povo hebreu, Moisés envia espias às terras de Canaã (Nm 13 e 14). Tratava-se de um grupo de 12 homens provenientes das 12 tribos de Israel. A intenção de Moisés era que eles fizessem um levantamento da situação da terra a qual iriam possuir. Ao voltarem, eles deram um relatório pessimista e incrédulo a respeito de algo do qual o Senhor já havia decretado. Calebe e Josué ainda tentaram convencer o povo a lutar pela posse da terra, mas eles ficaram tomados de medo e incredulidade. Deus não volta atrás em seus decretos, porém, a atitude de covardia deles resultou na ira de Deus, que retardou a sua promessa em 40 anos e a transferiu para os filhos deles. Daquele povo, apenas Josué e Calebe entrariam na terra prometida. Depois de passarem 40 anos no deserto, finalmente, Josué conduziu o povo do Senhor para Canaã. Então, Calebe vai até Josué e pede sua herança: possuir Hebrom.

A vida está cheia de pessimismo. Os relatórios da mídia não são os melhores e os jornais e as TVs, trazem notícias que nos desanimam a alma. Há muito negativismo nas pessoas. Vemos jovens desanimados em estudar por que acham que não terão emprego. Pessoas se matando por que acham que não tem mais solução para os seus problemas. Cada dia, mais pessoas abrem mãos de seus sonhos, seus ideais, seus ministérios, suas famílias, de si mesmas, porque diariamente recebem mensagens negativas em relação às suas vidas.

Quando o negativismo tomou conta de todos, Calebe falou positivamente. Calebe se confessa rejuvenescido pelas promessas de Deus (v.11,12). Fora tal promessa que mantivera sua força e combatividade durante todos esses anos (Dt. 1:35-36).

“Agora pois, dá-me este monte de que o Senhor falou naquele dia”. Durante 45 anos Calebe lutara pensando no monte. Toda a sua vida teve um alvo muito claro. Ele se envolvera em muitas campanhas, porém sua mente nunca perdera o objetivo específico do monte do qual o Senhor um dia lhe falara (Nm. 14:22-24).

Mesmo que os relatórios que a vida lhe apresente sejam negativos, não desista e enfrente o Espírito de Covardia – “O Senhor é conosco”. A vida é difícil, e muitas vezes ficamos inibidos pelas dificuldades e lutas diárias. A covardia promove acomodações. Não se acomode, tenha coragem, pois foi por coragem que Josué e Calebe herdaram a promessa (Js. 1:7-9).
A vida de Calebe deve injetar em nós disposição e perseverança. Enfrentado o espírito de covardia que promove rendição desde antes da luta começar. Calebe não teve medo de gigantes, nem de montanhas, porque ele sabia que o Senhor o ajudaria a conquistá-los. Calebe sonhou com a promessa. A minha esperança é que você encontre sua “Montanha”, a referência do seu sonho é a terra prometida.

Jefferson Martins
Pastor da Igreja Evangélica de Peruíbe
Peruíbe - SP
Textos publicados: 29 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.