Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Significado da Adoração (parte 1)

Algumas pessoas, objetos ou momentos têm muito significado para nós. O que dizer daquele presente especial, gesto marcante e momento únicos?! Esses têm significado por serem presentes, gestos, momentos ou situações que, de alguma forma, nos fazem reagir emocional (coração), física (corpo) e espiritualmente (alma). Assim, o cristão pode ter a convicção real de Alguém que o marcou profundamente: Deus, na pessoa do Senhor Jesus. Por termos a marca de Cristo (como nós costumamos cantar) manifestada a nós pelo Espírito Santo, acabamos por reagir a ela emocional (coração), física (corpo) e espiritualmente (alma) na adoração. Por isso, a adoração é repleta de significado para a vida do cristão. Todavia, o que é esta adoração tão maravilhosa e significativa em nossas vidas? Vejamos duas definições fundamentais:

1) ADORAÇÃO É UMA DECLARAÇÃO, NÃO UMA SENSAÇÃO:

Mas, por quê adoração não é uma sensação? Basicamente por ser a sensação uma grande impressão devido a um acontecimento raro. Seria rara a sensação da presença de Deus quando nós o adoramos? Creio que não, pois é no processo de adoração que Deus comunica sua presença aos homens. É por isso que a adoração é uma declaração, isto é, através dela declaramos que o Senhor reina, sua graça é manifesta e está presente em todos nós, como costumamos declarar. Na adoração falamos de nossa fé, nossas convicções. Na adoração declaramos a Glória de Deus.

2) ADORAÇÃO É UMA REAÇÃO, NÃO UM CLIMA:

Um "clima" pode ser definido como aqueles conjunto de caracteres de um determinado ambiente. Pense assim: se alguém desejar e estiver preparada para tanto, pode-se criar uma atmosfera propícia para que as pessoas chorem e se lamentem exacerbadamente, sem, contudo, acontecer mudanças genuínas em suas vidas. Na verdade toca-se o coração, mas não a alma; se atinge os sentidos (como veremos em outro post) e não a razão. Toca-se apenas parte do ser humano. Outrossim, a adoração é uma reação ao entendimento (razão e emoção juntas) do ser de Deus, ou seja, adoramos ao Senhor pelo o que Ele é, pelo o que fez, faz e fará em nós. Em suma, adoramos a Deus porque entendemos que só Ele é digno de ser adorado emocional e racionalmente.

Agora reflita comigo:

1) Nas igrejas cristãs hodiernas, o que mais se vê na adoração: declaração ou sensação?

2) Entre as igrejas contemporâneas, o que é mais perceptível na adoração: reação ou clima?

Pense nisto.
Massachusetts - EX
Textos publicados: 31 [ver]
Site: http://prangelovieira.blogspot.com
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.