Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O Cristão e o Facebook

O Cristão e o Facebook

A quem possa interessar, “pregue o evangelho, se necessário use palavras”. Há muito tempo ouço essa frase, por vezes atribuída a Agostinho e por vezes atribuída também a Aquino, sempre sendo usada como padrão para o testemunho cristão, geralmente os que citam a frase, a usam para afirmar que a melhor e mais eficaz pregação do evangelho é a que é feita com a própria vida. Mais no tempo da tecnologia deixe-me fazer um “link” do pensador com a internet e a tecnologia. A “internet” surgiu disponibilizada ao publico por volta de 1991 e as redes sociais em 1995 com o CLASSMATES.COM, com a intenção de unir velhos amigos da escola e faculdade, depois disso muitos outros foram criados, como o quase falecido ORKUT, hoje estamos no tempo do FACEBOOK, é claro e evidente que a “tecnologia” trouxe muitas facilidades e isso é fato.
Mais o que tem haver o CRISTÃO e o FACEBOOK? Dizer que o cristão não possa usar as redes sociais é um “exagero terrível”, mais é preciso lembrar que deve ser cauteloso. Não quero trazer aqui um falso moralismo, mais uma reflexão sobre o assunto, que julgo importante para o momento “desacreditado” que passa o evangelho no Brasil e no mundo por conta de alguns (Cristãos), pois a forma como normalmente usamos a nossa vida, podemos significativamente impactar de forma positiva ou negativa a sociedades em que vivemos. É com profunda tristeza que vejo as pessoas esquecerem do seu grande papel como cristão em um mundo quase que perdido, acham-se no direito de fazer brincadeiras maliciosas por exemplo com o partido que uma certa pessoa apóia, sobre as vestes que o outro usa, sobre a denominação ou religião que alguém faz parte, mandam mensagens provocando com indiretas, usam ate palavrões para expressar o “amor” pelo seu time de “coração” e também para denegrir o time e a pessoa que ele chama carinhosamente de irmão, só porque o outro “irmão” não torce pelo mesmo time dele, outros ainda tentam mostrar uma vida cristã e espiritual que “não vivem” nos bastidores de suas casas, tornando a “mentira existencial” em uma “verdade apenas virtual”, em fim, isso certamente não agrada a Deus. É bem verdade que não são todos os cristãos que agem assim, muitos são coerentes das suas responsabilidades e reconhecem que existe “sim” um “padrão de vida e princípios que devem ser observados com zelo por todos aqueles que se dizem cristãos”. O problema parece ser “óbvio”, as pessoas não querem passar por “chato”, “alienado”, “radical” e etc, as pessoas não querem desagradar os amigos e ao mundo, por isso terminam “desagradando a Deus”. No evangelho de Lucas nos diz que “a boca fala do que o coração está cheio”, trazendo para nosso contexto poderíamos dizer que: “A MENTE DITA E OS DEDOS DIGITAM SILENCIOSAMENTE DO QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO”. Por isso tenha muito cuidado com o que você apóia, concorda e confessa ser o seu pensamento aqui no facebook, afinal de contas é você que esta comentando, compartilhando, curtindo e apoiando, pois isso pode ser muito prejudicial ao seu testemunho de “CRISTÃO”. Eu reconheço que o facebook pode ser um grande instrumento em nossas mãos se usarmos de forma correta, todos devem ver e saber que somos cidadãos do novo céu e da nova terra, apenas de passagem pela terra, não somos nenhum extraterrestres, mas não podemos esquecer que somos “servos de Cristo”, vivendo neste mundo para a glória de Deus. É preciso parar um pouco e pensar honestamente, se você “aproxima” as pessoas á Cristo com o seu comentário, compartilhamento e com o que você curte ou você afasta as pessoas de Cristo com as mesmas atitudes? Sei que a culpa não é de Mark Zuckerberg, o criador do FACEBOOK, pois se o evangelho não tem vez no Facebook, os únicos culpados são aqueles que dizem ser cristãos e que deveriam testemunhar da transformação causada pelo poder do Senhor, e não com seus atos de pensamentos demonstrarem lamentavelmente o contrario. Penso que todo cristão deveria e deve usar “sim” as redes sociais, para fazer novas amizades, consolidar as que já existem, falar de Cristo e o que Ele fez em sua vida. É momento de procurarmos utilizar este “espaço abençoado” para levar as pessoas a Cristo e não para afastá-las com comentários maliciosos e descabidos de quem é cristão. Não deixe sua “vida passar virtualmente”, afinal de contas no céu não haverá redes sociais, cada cristão é responsável diante de Deus por sua vida e testemunho e dará conta do que fez com ela, pois isso será cobrado de cada um de nós pelo Senhor naquele grande e terrível dia, grande para uns e terrível para outros. Por isso a minha preocupação com a forma que nós (Cristãos), temos demonstrado que Jesus “vive em nós”. Faço aqui um apelo aos que realmente amam ao Senhor, que abram os seus olhos e sigam em frente testemunhando do Senhor, seja no FACEBOOK ou em qualquer lugar. Fica aqui o meu alerta, a minha crítica aos cristãos que usam o Facebook e não glorificam a Deus com ele, e termino usando as palavras do Senhor e Salvador Jesus Cristo: “Aquele que ouve a palavras e não as pratica é como um homem que constrói a sua casa sobre a areia”. Que Deus tem misericórdia de nós nas “redes sociais da vida”.

Pastor Paulo Pyrrho ( Teólogo com Especialização em Ação Social e Escritor Colaborador)
Pastor da Congregação Batista em Jardim Paulista Alto VILA DA CHESF
Filiado á OPBB - PERNAMBUCO / CBB / CBPE
Paulista - PE
Textos publicados: 1 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.