Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Jesus - O Deus de todos os Povos e não só de Israel

Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água.
João 4:3-7

Certo dia estudando o texto de João 4, me deparei com um detalhe que nunca tinha reparado e também nunca tinha ouvido falar a respeito. Eu já sabia que as traduções dos originais hebraico e grego respectivamente do antigo e novo testamento para o português tinham perdido muita coisa, dentre outros motivos relacionados às diferenças gramaticais e de semântica dos idiomas originais para o nosso, mas também por que aos tradutores dos idiomas modernos, não interessou revelar certas nuances culturais dos idiomas bíblicos, visto que muita coisa se perdeu quando da tradução, e se valorizou uma interpretação espiritualizada dos textos. É o que mais ou menos acontece nesse episódio onde Jesus se encontra com uma mulher samaritana em um conhecido poço da cidade de Siquem ou Sicar.

Siquém era terra dos termos de Manassés, filho de José, filho de Jacó ou Israel por parte de Raquel. Siquém era também o lugar onde os ossos de José foram enterrados quando findas as peregrinações do povo após as guerras de reconquista de Canaã. Era, portanto, um lugar muito emblemático.

No texto fala que esse encontro ocorrera na hora sexta, que transportando para o nosso sistema ocidental de verificação de hora, é meio dia – A hora do calor do Sol – Segundo a cultura judaica, pegar água no poço era papel das mulheres.

Lembro-me da ocasião em que Eliezer servo de Abraão foi buscar uma esposa para seu filho nas terras de seu irmão Naor e seu servo se pôs a esperar por uma moça de família no fim da tarde (hora 11 ou 12).

Logo, o horário que Jesus se pôs a "esperar" uma mulher era o horário digamos para as mulheres que não assim tão direitas. Digo que se pôs a esperar pois não era comum um homem ir ao poço, e se ia ao poço só poderia ser para esperar uma mulher. O que realmente aconteceu.

Na sequência do texto, vemos algo bastante interessante pois a mulher que apareceu ali fica impressionada ao ver um homem ali naquele local aquela hora, ainda mais sendo visualmente um judeu.

Mulher, provavelmente não era de família (usando texto mais prático – de vida fácil) e samaritana. Estigma triplo em relação à cultura judaica patriarcal da época.

A conversa que discorre depois entre os dois chama atenção pela peculiaridade, pois pelas nossas traduções mais usadas não aparenta nem de longe a estratégia usada por Jesus para a abordagem àquela mulher.

Ao revelar a condição daquela mulher samaritana, ela entende que o Judeu que conversava com ela, não estava falando diretamente dela, mas do povo que ela representa visto que os Samaritanos são tidos pelos Judeus como um povo mestiço que se entregou outrora aos deuses pagãos.

O fato é que Jesus desde o princípio queria levar aquela mulher a uma reflexão. Logo na sequência ela questiona Jesus sobre o lugar certo da adoração – se o lugar dos judeus ou o dos samaritanos. Talvez testando aquele homem judeu que acabara de conhecer, mas já tinha percebido que não era um Judeu comum pois tinha acabado de revelar um aspecto interessante de sua vida.

A conversa com aquela mulher, apesar de ter se desenrolado de uma forma um tanto heterodoxa ao nosso olhar ocidental, surtiu um efeito extraordinário naquela mulher que levando seu testemunho, levou outros samaritanos a crerem em Jesus de tal forma que eles entendem algo ainda mais fabuloso. (continua no link abaixo)

Essa é só um trecho dessa maravilhosa mensagem revelada - a reflexão completa pode ser encontrada no link abaixo - copie e cole em seu navegador.

https://biografiaehistoriadenominacao.blogspot.com.br/p/jesus.html

Deus em Cristo nos abençoe

Alisson Lourenco
Teólogo, Psicanalista Clínico e Cientista da Religião
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 5 [ver]
Site: http://biografiaehistoriadenominacao.blogspot.com/
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.