Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Os planos que podem dar certo

Por Erní Walter Seibert
 
No final de 2023 me contaram uma anedota. Um senhor teria dito, no final de 2022, que queria perder dez quilos no ano seguinte. Ele achava que estava um pouco além do peso ideal e, por isso, sua meta era diminuir dez quilos. No início de dezembro de 2023, ele fez uma avaliação para ver como estava no seu esforço de alcançar a meta estabelecida. Para isso, foi se pesar e descobriu que para alcançar a meta de perder 10 quilos no ano, só faltavam 25 quilos. Essa anedota reproduz o que acontece com a vida de milhões de pessoas. Elas fazem planos e não conseguem alcançá-los. São estabelecidas metas que nunca serão alcançadas.
 
Não sei se você costuma fazer planos no final de ano. Mas, agora que o ano já começou, certamente você já pensou o que quer fazer. Ou, no mínimo, você já tem ideia do que você precisa fazer para tocar a vida para frente. Na Bíblia Sagrada, há um texto muito inspirador que nos ajuda a pensar em nossos planos. Ele está no livro de Provérbios. Os versículos 1 a 9 de Provérbios capítulo 16, nos ajudam a pensar nos planos. Minha sugestão é que você leia cada um desses versículos e procure comparar o que o livro de Provérbios diz sobre os planos e os planos que você está fazendo.
 
  1. As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
  2. Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o Senhor julga as suas intenções.
  3. Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo.
  4. O Senhor fez tudo para certos fins, e o fim dos maus é a desgraça.
  5. O Senhor detesta todos os orgulhosos; eles não escaparão do castigo, de jeito nenhum.
  6. Quem é bom e fiel recebe o perdão do seu pecado, e quem teme o Senhor escapa do mal.
  7. Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos.
  8. Ser honesto e ter pouco é melhor do que ter muito lucro com desonestidade.
  9. A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor.”
 
Esses poucos versículos da Bíblia sobre a elaboração de planos ajudam muito na elaboração do nosso planejamento. Eles nos inspiram e mostram que há valores que vão além do “muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender”. Eles nos indicam que, embora ter saúde seja algo muito bom, o que fazemos com a saúde que recebemos é muito mais importante. Eles nos mostram que ter dinheiro pode ser bom, mas o dinheiro que recebemos deve servir aos propósitos que Deus determina para nossas vidas.

 
Planos têm a ver com objetivos de vida. Quais os objetivos reais que queremos alcançar? O que realmente importa? Quando olhamos para a vida de Jesus Cristo, o Filho de Deus, vemos que ela foi muito simples. Ele não se preocupou com o seu status ou sucesso. Ele não buscou reconhecimento. Mas o seu objetivo foi alcançado. Ele cumpriu o plano que Deus estabeleceu para a sua encarnação. Ele cumpriu a lei de Deus e cumpriu a obra da salvação da humanidade. Por isso, nem a morte o venceu. Ele ressuscitou, subiu ao céu, donde a de vir a julgar os vivos e os mortos. Os propósitos dele foram plenamente alcançados.
 
Ao final da nossa vida, o que queremos ter alcançado? Novamente a leitura do texto bíblico de Provérbios, que citamos acima, poderá nos ajudar. Abençoado ano de 2024. Que os planos que temos sejam bons aos olhos de Deus e que, se assim forem, Deus certamente nos abençoará.
 
  • Erní Walter Seibert, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil e vice-presidente das Sociedades Bíblicas Unidas.



REVISTA ULTIMATO | DOENÇAS QUE FAZEM SOFRER TAMBÉM OS QUE CREEM
 
Todas as pessoas – também os que creem – correm o risco de adoecer mentalmente. Há multidões na igreja lutando com problemas de saúde mental. Felizmente, há esperança e ajuda: profissionais da saúde, recursos terapêuticos e medicamentos. Os cristãos podem contar ainda com a ajuda extraordinária de seu Deus. E a igreja deve proporcionar um espaço seguro para estes.

É disso que trata a matéria de capa da edição 405 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:

» Que novidade esperar do novo ano?
» Um Novo Dia

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.