Notícias
30 de agosto de 2011- Visualizações: 10738
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Morre Eugene Nida, criador de método de tradução da Bíblia
Faleceu, aos 96 anos, no dia 25 de agosto, em Bruxelas (Bélgica), o tradutor cristão Eugene Nida. Por mais de 50 anos – a partir de 1943 –, ele coordenou o programa de traduções da Sociedade Bíblica Americana. Posteriormente, foi o mentor do programa global de traduções das Sociedades Bíblicas Unidas, além de consultor a serviço dessa organização. No Brasil, acompanhou o trabalho que culminou na publicação da Bíblia Almeida Revista e Atualizada. Também publicou o livro Costumes e Culturas, bem conhecido no meio dos estudantes brasileiros de missiologia.Para a doutora em missiologia e professora do Centro Evangélico de Missões (CEM), Antonia Leonora van de Meer, "todo missionário preparado para missões transculturais, e muito mais, toda pessoa dedicada à tradução da Bíblia nos últimos 70 anos recebeu uma influência grande desse servo de Deus. Com inteligência e percepção cultural privilegiada, boa formação e muita sensibilidade, propôs a tradução como equivalência funcional ao invés de uma tradução mais literal, difícil de ser compreendida em outro contexto cultural e linguístico. Agradecemos a Deus por sua vida, trabalho e influência."
“Vai-se talvez o mais influente tradutor da Bíblia de todos os tempos! Milhões de pessoas tiveram acesso à Palavra de Deus, graças a ele”, ressaltou o diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, Rudi Zimmer.
Nida será lembrado principalmente pela inovação que promoveu no âmbito da tradução bíblica, em meados do século 20. Valendo-se de conceitos tirados da Linguística, das Ciências da Comunicação e da Psicologia, além de estudos culturais, Nida desenvolveu um enfoque ou método prático de tradução, que ele chamou de equivalência funcional ou dinâmica. Seu objetivo era tornar a tradução clara e compreensível, sem que perdesse a exatidão. Seu método fez com que a Bíblia se tornasse disponível e acessível numa escala nunca antes vista. Isto vale tanto para línguas da Ásia, África e América Latina, para as quais a Bíblia nunca antes havia sido traduzida, bem como para o inglês e outras línguas mais conhecidas, que já têm uma longa história de tradução bíblica.
Biografia
Eugene Nida cursou a Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), formando-se em 1936, tendo o Grego como área de concentração e o Latim como área complementar. No verão que se seguiu à sua formatura, Nida se preparou para começar um trabalho missionário de cunho linguístico com a organização que se tornaria o “Summer Institute of Linguistics” (Sociedade Internacional de Linguística – SIL). Um pouco mais tarde, começou a trabalhar com a língua Taramuhara, no México. No entanto, por problemas de saúde teve de retornar à Califórnia. No período do verão, continuava a treinar tradutores para SIL. Ao mesmo tempo, deu início a seus estudos de pós-graduação, concluindo o mestrado em Grego do Novo Testamento, em 1939, na Universidade do Sul da Califórnia, e o doutorado em Linguística, na Universidade de Michigan, em 1943.
Nida foi casado por cinquenta anos com Althea Lucille Sprague Nida, que faleceu em 1993. Algum tempo depois, Nida conheceu a Dra. Elena Fernandez-Miranda, renomada tradutora e intérprete, com quem casou em 1997.
Com informações da Sociedade Bíblica do Brasil
30 de agosto de 2011- Visualizações: 10738
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Pastor cristão enfrenta pena de morte
Junta de Missões Mundiais comemora 107 anos
Brasil é número um em casamentos infantis na América Latina





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
