Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

“Cantar em terra estranha” é tema do Domingo da Igreja Acolhedora 2025

Data convida cristãos de todo o Brasil a se unirem em oração, reflexão e ação prática em favor de migrantes e refugiados

Por Karen Ramos

Em sintonia com o Dia Mundial do Refugiado, o Domingo da Igreja Acolhedora será celebrado em 22 de junho de 2025. A data convida comunidades cristãs de todo o Brasil a se unirem em oração, reflexão e ação prática em favor de migrantes e refugiados, reconhecendo o acolhimento como expressão viva do Evangelho.

Neste ano, o tema escolhido é “Cantar em terra estranha”, inspirado no Salmo 137. A proposta é refletir sobre o desafio de manter viva a esperança quando tudo ao redor é desconhecido: a língua, a cultura, o chão. Como entoar louvores quando a alma ainda carrega os escombros do que foi deixado para trás?

O vídeo oficial do Dia da Igreja Acolhedora apresenta uma narrativa poética e profunda que traduz o espírito deste Domingo: “Porque acolher não é resolver. É caminhar junto. É dizer: você não está só.”

O Brasil tem se consolidado como um dos principais destinos de migrantes e refugiados na América Latina. Até o final de 2024, havia mais de 1,86 milhão de pessoas estrangeiras no país, sendo 1,7 milhão de migrantes e mais de 135 mil refugiados reconhecidos ou solicitantes de refúgio. A maioria vem da Venezuela, seguida por Afeganistão, Colômbia, Haiti, Bolívia, Síria e República Democrática do Congo. Muitas chegam em busca de segurança, recomeço e dignidade e encontram também uma igreja que pode ser abrigo.

Para apoiar as igrejas na celebração do Domingo da Igreja Acolhedora, a rede Como Nascido Entre Nós oferece um conjunto de materiais gratuitos e adaptáveis. O conteúdo inclui sugestões litúrgicas para o culto, roteiros de oração, propostas de pregação e testemunhos, atividades específicas para o público infantil, dinâmicas de encerramento e o vídeo oficial do evento. Tudo foi cuidadosamente elaborado para facilitar a mobilização das igrejas, respeitando os diferentes contextos e tradições.

A cada ano, igrejas em mais de 14 países da América Latina aderem a essa mobilização, promovendo cultos temáticos e ações de acolhimento. A proposta é transformar templos em espaços de escuta, consolo e restauração para que, mesmo em terra estranha, seja possível voltar a cantar.

Nosso objetivo é enriquecer a vivência da fé cristã com ações concretas de cuidado e hospitalidade. Queremos que cada igreja se torne um espaço onde migrantes se sintam vistos, ouvidos e amados.

  • Karen Ramos é mobilizadora da Rede Como Nascido Entre Nós.

Serviço:
Domingo da Igreja Acolhedora
“Cantar em terra estranha”

Quando: 22 de junho de 2025
Para informações sobre como participar, clique aqui ou entre em contato pelo e-mail nascidoentrenosbr@gmail.com.


REVISTA ULTIMATO – LIVRA-NOS DO MAL
O mal e o Maligno existem. E precisamos recorrer a Deus, o nosso Pai, por proteção.

O que sabemos sobre o mal? A que textos bíblicos recorremos para refletir e falar do assunto? Como o mal nos afeta [e como afetamos outros com o mal] e porque pedimos para sermos livres dele? Por que os cristãos e a igreja precisam levar esse assunto a sério?

É disso que trata a matéria de capa da
edição 413 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Quando a Igreja Abraça a Cidade, Leandro Silva (org.)
» A Igreja - uma comunidade singular de pessoas, John Stott e Tim Chester

Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.