Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

A Bíblia de Lutero: 500 anos

Abertas as celebrações pelos 500 anos da tradução da Bíblia por Martinho Lutero

Traduzido por Reinaldo Percinoto Jr.

O estado alemão da Turíngia está comemorando a tradução da Bíblia realizada pelo reformador Martinho Lutero há 500 anos com um ano de festividades.
 
O foco está em Eisenach, onde Lutero traduziu o Novo Testamento para o alemão em apenas onze semanas, durante sua estada no Castelo de Wartburg, entre 1521 e 1522.
 
O reformador permaneceu lá após seu sequestro em nome do Eleitor Saxão, depois de ter sido declarado fora da lei pela Dieta de Worms, por causa de suas 95 teses e seus pontos de vista. Sua tradução da Bíblia foi publicada pela primeira vez em Wittenberg em 1522.
 
Em 31 de outubro, Dia da Reforma, o ano de celebrações foi oficialmente aberto sob o lema “Traduzindo o Mundo ”, com a presença do ministro Presidente Bodo Ramelow, Lord Katja Wolf de Eisenach e do superintendente da Igreja Protestante do Distrito Eisenach-Gerstungen, Ralf- Peter Fuchs.
 
“Lutero lançou os alicerces da língua alemã escrita”, destacou Ramelow, acrescentando que o ano temático se segue a um “aniversário da Reforma de muito sucesso”.
 
De acordo com o Dr. Franz Hofmann, diretor executivo da Thüringer Tourismus (TTG), “a tradução moldou a história e deixou traços marcantes, especialmente na Turíngia. O foco do ano temático está, portanto, também na sua influência na palavra, na música e na imagem e, assim, nas constantes transformações até aos dias de hoje”.
 
Para iniciar o ano de celebrações especiais, os museus de Eisenach convidaram os visitantes para uma noite estendida. Muitos convidados aproveitaram o clima ameno para passear pelas instituições iluminadas ao anoitecer.
 
A gerente de marketing da TTG, Martina Maaß, disse que espera mais de dez milhões de pernoites na Turíngia durante o ano temático.
 

 
Sebastian Bach e Cranach, o Velho
Em 2022, as Semanas de Bach da Turíngia também apresentarão vários projetos que, direta ou indiretamente, prestam homenagem ao aniversário da tradução da Bíblia por Lutero no Castelo de Wartburg.
 
O reformador foi para a escola em Eisenach. Sebastian Bach nasceu lá e frequentou a mesma escola que Lutero. Ambos receberam suas primeiras aulas de música ali e cantaram no coro da Georgenkirche. Mais tarde, Lutero escreveu 35 hinos e, muitas vezes, compôs as próprias melodias.
 
Cranach, o Velho, é considerado um importante pintor da Reforma alemã que, além de produzir numerosos retratos de Lutero e pinturas de personalidades importantes, também ilustrou os escritos da Reforma com suas gravuras.
 
A partir da primavera de 2022, os visitantes poderão visitar outra vez o histórico edifício principal da Biblioteca da Duquesa Anna Amalia. Haverá também uma exposição sobre Lucas Cranach e a arte da Reforma, bem como apresentações variáveis das coleções da biblioteca.
 
Publicado originalmente no site Evangelical Focus. Reproduzido com permissão.
Reinaldo Percinoto Jr. mora em Viçosa, MG, com sua esposa Maira e seus dois filhos, João Marcos e Daniel.
  • Textos publicados: 32 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.