Notícias
18 de abril de 2019- Visualizações: 5762
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
5 fatos sobre os budistas
Abril e maio são meses de festa em países da Ásia que celebram o aniversário do príncipe Siddharta Gautama, mais conhecido como Gautama Buda e fundador do budismo. Acredita-se que Buda tenha nascido há aproximadamente 2.500 anos na região do Nepal. Os países que comemoram a ocasião com feriados nacionais, festivais e eventos em templos budistas são Japão (8 de abril), Coreia do Sul (12 de maio) e Índia e Nepal (18 de maio).Publicação recente feita por Pew Research Center revela cinco fatos sobre os budistas ao redor do mundo:
1. Em 2015, os budistas eram cerca de 7% da população mundial, mas o número pode diminuir em função das taxas de fertilidade relativamente baixas em comparação com outros grupos religiosos. O número dos seguidores de Buda pode baixar para cerca de 5% até 2060.
2. Metade dos budistas do mundo vivem na China onde representam apenas 18% da população do país. A maioria do restante dos budistas do mundo vive no leste e sul da Ásia, incluindo 13% na Tailândia (onde 93% da população é budista) e 9% no Japão (35% budista). Apenas cerca de 1,4% dos budistas do mundo vivem em países fora da Ásia. Porque o budismo na Ásia é uma questão de identidade e prática, muitas pessoas do continente podem se envolver em práticas budistas sem se considerarem parte de qualquer religião organizada.
3. Embora haja concordância a respeito do local de nascimento de Siddharta Gautama – no atual Nepal – e da região em que ele ensinou – na atual Índia – sabe-se que o budismo é uma religião minoritária nestes dois países: apenas 1% dos indianos e 10% dos nepaleses se identificam como budistas. Nestes dois países, a grande maioria da população identifica-se como hindu.
4. Os budistas compõem cerca de 1% da população adulta nos Estados Unidos e cerca de dois terços dos budistas americanos têm ascendência asiática. Entre os americanos asiáticos, 43% dos americanos vietnamitas e 25% dos nipo-americanos se identificam como budistas. Os demais se identificam como cristãos ou sem filiação religiosa.
--
A influência do budismo – inclusive sobre a teologia – está mais próxima de nós do que nunca.
Para David Burnett, autor de Budismo – uma abordagem cristã sobre o pensamento budista, para se comunicar de maneira significativa com os que seguem a tradição budista é preciso compreender o fascínio dessa religião singular.
Em seu livro, Burnett apresenta a origem, a expansão e as diversas expressões do budismo ao redor do mundo e ajuda a refletir sobre questões como: O que é o budismo? Quem são os budistas? Os valores do budismo são o mesmo do evangelho? Como os cristãos podem responder ao budismo?
Leia mais:
» Buda de pernas cruzadas e Jesus de braços abertos
» Jesus ou Buda: que diferença faz?
18 de abril de 2019- Visualizações: 5762
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Sociedade civil realiza ato contra redução da maioridade penal
“Histórias do Rei” oferece histórias e canções para crianças e disponibiliza material para professores e igrejas
Próxima live do grupo "Ethica, Sola Gratia" falará sobre o ODS 15 – Vida na terra






 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)