Opinião
03 de junho de 2025
- Visualizações: 492
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
Você conhece Deus como Criador?
Em Gênesis, em Apocalipse e por todas as Escrituras ele é Deus que cria
Por Timóteo Carriker
Sabe como Deus é mais conhecido nas Escrituras? Primeiramente, como todos nós, pelo seu nome, acima de tudo o seu nome próprio, “yhwh” (geralmente pronunciado “Javé”1). Depois, pelo seu nome genérico, “Deus”. Em seguida, por alguns atributos, sendo os mais frequentes “Senhor”, “Todo-Poderoso” e “Altíssimo”. Agora, curiosamente a palavra que mais descreve a função de Deus é a palavra “Criador” ou “Deus que cria”.
Aliás, a sua criação é o maior tema, logo, o foco do enredo, das Escrituras. Pois a Bíblia abre com a criação de Gênesis 1 e 2 e fecha este mesmo enredo em Apocalipse 21 e 22.
No princípio, Deus criou os céus e a terra. (Gn 1.1)
E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (Ap 21.1)
E o SENHOR Deus plantou um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo o SENHOR Deus fez brotar todo tipo de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. (Gn 2.8-9)
Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos. (Ap 22.1-2)

Mas a criação é também tema ao longo das Escrituras. Veja alguns exemplos.
A primeira vez que a palavra “aliança” aparece na Bíblia não é com Abraão. É com Noé (Gn 6.18). Inclusive, uma vez que Deus elabora a respeito desta aliança, ela é feita não só com Noé e a sua família. Mas Deus fez esta aliança com toda a criação. E fez sem prazo de validade! (Gn 8.21-22; 9.16). Sendo a primeira, esta aliança marca o passo para todas as outras subsequentes, inclusive a nova aliança estabelecida por Jesus na cruz (Cl 1.15-23):
Que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. (Cl 1.20)
A plateia maior de aplausos a Deus nos salmos é a criação, a sua principal missionária.
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. (Sl 19.1)
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. (Sl 104.5-6)
Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, na presença do SENHOR, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão. (Sl 98.8-9)
Frequentemente a afirmação bíblica é que Deus salva justamente por ser Criador. Os dois andam juntos. E a ideia não é tanto que Deus sendo Criador tem o poder de salvar as pessoas quanto que Deus sendo Criador tem o alvo de salvar a criação (Is 43.14-21; 45.8-19; 54.5).
A maior e mais profunda elaboração a respeito da salvação e justificação em Cristo pela graça (Rm 1-8) conclui com a libertação-redenção desta2 criação (Rm 8.18-25).
Pois a criação está sujeita à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. (Rm 8.20-21)
Logo, a primeira grande comissão (Gn 1.26) para a humanidade toda continua em vigor para a igreja também (Ef 1.22-23).
E [Deus] sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. (Ef 1.22)
Assim, somos os discípulos de Jesus que continuam tanto o ministério que ele deixou aqui na terra (por exemplo, nos Evangelhos) quanto o ministério que ele ainda exerce no céu, a reconciliação de todas as coisas, logo, o cuidado redentor da criação.
Agora, porém, ele os reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que vocês permanecem na fé, alicerçados e firmes, não se deixando afastar da esperança do evangelho que vocês ouviram e que foi pregado a toda criatura/criação debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro. (Cl 1.22-23)
Existe uma conspiração verdadeiramente diabólica de que o cuidado da obra-mestre de Deus, a criação, é assunto de gente liberal, da esquerda, dos hippies, e, portanto, não deve e nem pode ser preocupação dos autênticos discípulos de Jesus. Quem acredita em sola Scriptura não pode ser persuadido por nada menos que a Palavra de Deus.
Infelizmente pouco se fala e se ensina sobre o assunto na igreja mesmo sendo central ao conteúdo bíblico. Este quadro precisa mudar e começar com duas coisas: primeiro, a informação bíblica e até das ciências (que esclarece em que pé estamos com o cuidado da criação de Deus), e segundo, pelo menos o início de alguma ação prática (pessoal, da igreja, ou da comunidade).

Notas
1. A maioria das versões da Bíblia traduz o nome próprio “yhwh” no Antigo Testamento por “SENHOR”, em maiúsculos, diferente de “Senhor” que traduz o título “’ādon” e “’adonāy”. Tabulamos o termo para “Senhor” no Novo Testamento, “kyrios”, como uma referência a “yhwh” seguindo a sua tradução no Antigo Testamento em grego (Septuaginta).
2. “Desta” porque nesta passagem Paulo nunca usa a expressão “nova criação”. Usa apenas “criação”.
Imagem: Pixabay.
REVISTA ULTIMATO – LIVRA-NOS DO MAL
O mal e o Maligno existem. E precisamos recorrer a Deus, o nosso Pai, por proteção.
O que sabemos sobre o mal? A que textos bíblicos recorremos para refletir e falar do assunto? Como o mal nos afeta [e como afetamos outros com o mal] e porque pedimos para sermos livres dele? Por que os cristãos e a igreja precisam levar esse assunto a sério?
É disso que trata a matéria de capa da edição 413 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» E-book Teologia Bíblica da Criação: Passado, Presente e Futuro, Timóteo Carriker
» O Propósito de Deus e a Nossa Vocação - Uma teologia bíblica da missão toda, Timóteo Carriker
» Jesus e a Terra - A ética ambiental nos evangelhos, James Jones
» Guia bíblico aborda cuidado com a criação e justiça alimentar, por Jéssica Grant
» Experiências de jardim e reverência ao Criador, por Klênia Fassoni
Por Timóteo Carriker
.jpg)
Aliás, a sua criação é o maior tema, logo, o foco do enredo, das Escrituras. Pois a Bíblia abre com a criação de Gênesis 1 e 2 e fecha este mesmo enredo em Apocalipse 21 e 22.
No princípio, Deus criou os céus e a terra. (Gn 1.1)
E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (Ap 21.1)
E o SENHOR Deus plantou um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo o SENHOR Deus fez brotar todo tipo de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal. (Gn 2.8-9)
Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos. (Ap 22.1-2)

Mas a criação é também tema ao longo das Escrituras. Veja alguns exemplos.
A primeira vez que a palavra “aliança” aparece na Bíblia não é com Abraão. É com Noé (Gn 6.18). Inclusive, uma vez que Deus elabora a respeito desta aliança, ela é feita não só com Noé e a sua família. Mas Deus fez esta aliança com toda a criação. E fez sem prazo de validade! (Gn 8.21-22; 9.16). Sendo a primeira, esta aliança marca o passo para todas as outras subsequentes, inclusive a nova aliança estabelecida por Jesus na cruz (Cl 1.15-23):
Que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. (Cl 1.20)
A plateia maior de aplausos a Deus nos salmos é a criação, a sua principal missionária.
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. (Sl 19.1)
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. (Sl 104.5-6)
Os rios batam palmas, e juntos cantem de júbilo os montes, na presença do SENHOR, porque ele vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão. (Sl 98.8-9)
Frequentemente a afirmação bíblica é que Deus salva justamente por ser Criador. Os dois andam juntos. E a ideia não é tanto que Deus sendo Criador tem o poder de salvar as pessoas quanto que Deus sendo Criador tem o alvo de salvar a criação (Is 43.14-21; 45.8-19; 54.5).
A maior e mais profunda elaboração a respeito da salvação e justificação em Cristo pela graça (Rm 1-8) conclui com a libertação-redenção desta2 criação (Rm 8.18-25).
Pois a criação está sujeita à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. (Rm 8.20-21)
Logo, a primeira grande comissão (Gn 1.26) para a humanidade toda continua em vigor para a igreja também (Ef 1.22-23).
E [Deus] sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. (Ef 1.22)
Assim, somos os discípulos de Jesus que continuam tanto o ministério que ele deixou aqui na terra (por exemplo, nos Evangelhos) quanto o ministério que ele ainda exerce no céu, a reconciliação de todas as coisas, logo, o cuidado redentor da criação.
Agora, porém, ele os reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que vocês permanecem na fé, alicerçados e firmes, não se deixando afastar da esperança do evangelho que vocês ouviram e que foi pregado a toda criatura/criação debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro. (Cl 1.22-23)
Existe uma conspiração verdadeiramente diabólica de que o cuidado da obra-mestre de Deus, a criação, é assunto de gente liberal, da esquerda, dos hippies, e, portanto, não deve e nem pode ser preocupação dos autênticos discípulos de Jesus. Quem acredita em sola Scriptura não pode ser persuadido por nada menos que a Palavra de Deus.
Infelizmente pouco se fala e se ensina sobre o assunto na igreja mesmo sendo central ao conteúdo bíblico. Este quadro precisa mudar e começar com duas coisas: primeiro, a informação bíblica e até das ciências (que esclarece em que pé estamos com o cuidado da criação de Deus), e segundo, pelo menos o início de alguma ação prática (pessoal, da igreja, ou da comunidade).

Notas
1. A maioria das versões da Bíblia traduz o nome próprio “yhwh” no Antigo Testamento por “SENHOR”, em maiúsculos, diferente de “Senhor” que traduz o título “’ādon” e “’adonāy”. Tabulamos o termo para “Senhor” no Novo Testamento, “kyrios”, como uma referência a “yhwh” seguindo a sua tradução no Antigo Testamento em grego (Septuaginta).
2. “Desta” porque nesta passagem Paulo nunca usa a expressão “nova criação”. Usa apenas “criação”.
- Timóteo Carriker, estadunidense naturalizado brasileiro, teólogo com Ph.D em Estudos Inter-culturais e mestrado em missiologia, autor de O Propósito de Deus e a Nossa Vocação, O Que é Igreja Missional, Trabalho, Descanso e Dinheiro e A Visão Missionária na Bíblia, entre outros), professor em diversas escolas de teologia e missões, editor geral da Bíblia Missionária de Estudo da Sociedade Bíblica do Brasil, surfista e blogueiro (www.ultimato.com.br/sites/timcarriker).
Imagem: Pixabay.

O mal e o Maligno existem. E precisamos recorrer a Deus, o nosso Pai, por proteção.
O que sabemos sobre o mal? A que textos bíblicos recorremos para refletir e falar do assunto? Como o mal nos afeta [e como afetamos outros com o mal] e porque pedimos para sermos livres dele? Por que os cristãos e a igreja precisam levar esse assunto a sério?
É disso que trata a matéria de capa da edição 413 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» E-book Teologia Bíblica da Criação: Passado, Presente e Futuro, Timóteo Carriker
» O Propósito de Deus e a Nossa Vocação - Uma teologia bíblica da missão toda, Timóteo Carriker
» Jesus e a Terra - A ética ambiental nos evangelhos, James Jones
» Guia bíblico aborda cuidado com a criação e justiça alimentar, por Jéssica Grant
» Experiências de jardim e reverência ao Criador, por Klênia Fassoni
03 de junho de 2025
- Visualizações: 492
comente!
- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Leia mais em Opinião

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- O que esperar do papado de Leão XIV? Observações de um protestante
- A relação apaixonada dos evangélicos com Israel
- Marcas bíblicas na psicologia e na psiquiatria
- Os hinários estão com os dias contados?
- Guia bíblico aborda cuidado com a criação e justiça alimentar
- A relevância do Livro de Jó para psicologia clínica e aconselhamento bíblico do sofrimento ressentido contra Deus
- Presente e futuro da igreja evangélica no Brasil - parte 1
- Vem aí o 2º Congresso “O profissional da saúde no cuidado da alma”
- Experiências de jardim e reverência ao Criador
- Consumo e produção responsáveis são assuntos da próxima live do grupo Ethica, Sola Gratia