Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Guia bíblico aborda cuidado com a criação e justiça alimentar

De reflexões a estudos bíblicos, material preparado por iniciativa da ABUB e IFES pode ser usado em igrejas e grupos pequenos

Por Jessica Grant

Qual o impacto da nossa alimentação na criação de Deus e na vida do próximo? A partir dessa pergunta, Liliane Alcântara traz reflexões, propostas de ações e estudos bíblicos no livreto Criação, alimento e sustentabilidade: Um guia bíblico-teológico sobre justiça alimentar. Em contexto de aproximadamente 733 milhões de pessoas enfrentando a fome, enquanto um terço de todos os alimentos produzidos é desperdiçado (SOFI, 2024), a autora nos convida a responder a partir da fé cristã.

Liliane é assessora da região Norte da Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), movimento missionário estudantil, e catalisadora da Iniciativa Logos e Cosmos (ILC) da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos (IFES, na sigla em inglês) que encoraja seus participantes a refletirem sobre as relações entre sua fé e a área de pesquisa, além de desenvolverem projetos de impacto. Como resultado dessas suas experiências, Liliane produziu este vasto material que pode ser baixado gratuitamente no site da ABUB e utilizado por grupos estudantis, células, igrejas e muito mais. Acesse-o aqui.

“Segundo o relatório de desperdícios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2022 o mundo descartou 1,05 bilhão de toneladas de resíduos alimentares. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) relata que 33% do solo do planeta está degradado em níveis moderado a alto, e mais de 90% poderão estar degradados até 2050. Esses são alguns dados que exemplificam como a presença do pecado transforma o domínio humano em injustiça e degradação ambiental.” - trecho do Criação, alimento e sustentabilidade: Um guia bíblico-teológico sobre justiça alimentar.

De acordo com Liliane, “esse guia é uma ferramenta importante para ampliar o olhar da igreja sobre o que significa viver o evangelho de forma mais integral. Olhando para o nosso contexto, no Brasil convivemos com uma profunda desigualdade no acesso à alimentação e com impactos crescentes da degradação ambiental. Nesse sentido, a justiça alimentar precisa ser reconhecida como parte da missão cristã”.



Para a autora, alimento é provisão divina e cuidado com o próximo, nossa responsabilidade como administradores da criação de Deus. O guia, portanto, “pode ajudar a igreja a fazer essa conexão entre a fé e a vida prática”, explica Liliane, ”mostrando que a nossa espiritualidade também se expressa nas escolhas que fazemos à mesa, na forma como consumimos, partilhamos e cuidamos da terra”.

A jornada de compreender o envolvimento da fé com o cuidado com a criação e justiça alimentar foi transformadora até para ela mesma durante o processo de organizar o guia. “Fui desafiada por Deus a rever meus hábitos, meu consumo e até minha forma de me relacionar com a criação. Descobri que comer pode ser um ato de adoração, e que há uma espiritualidade profunda em plantar, cozinhar e partilhar com consciência e gratidão. Deus me ensinou que justiça alimentar não é um tema distante ou técnico, mas algo atravessa nossa vivência da fé”, conta.

Um dos textos bíblicos cuja interpretação mudou para Liliane é Mateus 5.13, que diz que somos o sal da Terra. “Significa agir de maneira à criação de Deus e minimizar o sofrimento causado pela degradação ambiental e pela justiça alimentar”, afirma. “Adotar um estilo de vida que reflita responsabilidade e cuidado, mesmo quando as mudanças parecem lentas ou invisíveis. O chamado de Deus é claro: cultivar, guardar e compartilhar. E embora as respostas aos desafios ambientais e alimentares sejam complexas, o nosso chamado continua o mesmo.”

Como usar o guia?
No material há seis textos de reflexão bíblico-teológica, mais seis ideias de ações práticas que podem ser conduzidas por um grupo ou comunidade. No fim, estudos bíblicos em Rute 2.1-12; Isaías 58.6-12; Salmo 65.9-13 e 104.14-23; e Salmo 146.5-9. Os apêndices trazem sugestões de aplicação dos conteúdos.

Se você não souber por onde começar em seu contexto, Liliane sugere:
“Eu começaria de forma simples, com uma roda de conversa a partir da introdução e das reflexões do primeiro capítulo, que trata do relacionamento entre humanidade e a criação. O guia propõe perguntas que ajudam a despertar o interesse e a gerar identificação com o tema. A partir daí, um pequeno grupo pode ser organizado para explorar os estudos bíblicos indutivos e, depois, pensar em uma ação prática no contexto local. Meu conselho é começar com escuta, oração e diálogo, deixando que a própria comunidade ou grupo descubra em que o Espírito está chamando para agir”.

Vamos refletir? Baixe Criação, alimento e sustentabilidade: Um guia bíblico-teológico sobre justiça alimentar no site da ABUB.


REVISTA ULTIMATO – LIVRA-NOS DO MAL
O mal e o Maligno existem. E precisamos recorrer a Deus, o nosso Pai, por proteção.

O que sabemos sobre o mal? A que textos bíblicos recorremos para refletir e falar do assunto? Como o mal nos afeta [e como afetamos outros com o mal] e porque pedimos para sermos livres dele? Por que os cristãos e a igreja precisam levar esse assunto a sério?

É disso que trata a matéria de capa da
edição 413 da revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Assim na Terra como no Céu - Experiências socioambientais na igreja local, Gínia César Bontempo (org.)
» Jesus e a Terra - A ética ambiental nos evangelhos, James Jones
» O Mundo - uma missão a ser cumprida, John Stott e Tim Chester
» Um abismo chamado fome, por Livia Andrade

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.