Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Projeto TheoLab promove capacitações em igrejas sobre a relação entre fé cristã e ciência

Por Phelipe Reis

Promover o diálogo entre fé cristã e ciência e capacitar igrejas para melhor entender a cultura é o propósito do TheoLab, uma associação cristã que promove a educação transformadora e o crescimento integral por meio do relacionamento com Deus. A entidade possui sede no Brasil desde 1969 e atua com diferentes serviços voltados para o ensino e capacitação.

Dentre as ações desenvolvidas pelo TheoLab, estão acampamentos, oficinas, minicursos para pastores, líderes e seminaristas, e palestras para turmas escolares, grupos de professores, igrejas e universidades. A iniciativa é coordenada por Tiago Garros, missionário da TeachBeyond Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Cristãos na Ciência e financiada pela John Templeton Foundation.

Embora muitas pessoas vejam a ciência e a fé como áreas opostas e que é preciso escolher uma ou outra, o TheoLab explica que a história da ciência é profundamente ligada com a religião e que muitos dos estudiosos que “inventaram a ciência” eram cristãos. Um dado que corrobora a afirmativa é que a maioria dos cientistas professam alguma fé e a maioria dos prêmios Nobel foi entregue a cristãos ou judeus – 86% contra apenas 7% ateus ou agnósticos.

Essa relação aparentemente controversa foi abordada durante o TheoLab Camp, que aconteceu no período de 27 de fevereiro a 1º de março, em Gramado, Rio Grande do Sul. O evento que reuniu mais de 150 pessoas é o acampamento anual do projeto e tem como objetivo discutir e apresentar a relação da fé cristã com a biologia, a física, a astronomia e a neurociência.

Participaram do evento o presidente da ABC2, Roberto Colovan; o economista, teólogo e filósofo, Marcelo Cabral; o coordenador do curso de Engenharia Naval e Oceânica da EPUSP, Gustavo Assi; e o coordenador do TheoLab, Tiago Garros, que é biólogo e doutor em teologia. Segundo Garros, o desafio do encontro foi desmistificar a incompatibilidade entre a fé cristã e a ciência contemporânea. “Existe uma cultura em nossa sociedade que afirma que é impossível uma pessoa religiosa estar ligada à ciência e que quando liga-se o ‘interruptor’ do pensamento, desliga-se o da fé. No entanto, poucos observam que em muitos momentos, o cristianismo serviu de aporte para que a ciência fosse desenvolvida, e que os primeiros cientistas eram cristãos”, destacou o biólogo.

Em 2021, o TheoLab Camp será realizado no período de 3 a 6 de junho, com a temática “Os Dois Livros de Deus”. Mais informações podem ser encontradas no site.

Leia mais:
» Ciência e Bíblia se contradizem?
» Conheça a Série Ciência e Fé Cristã

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.