Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Evangélicos norte-americanos estão divididos quanto à pena de morte

Desde 1970, a NAE (National Association of Evangelicals), Associação Nacional dos Evangélicos dos Estados Unidos, é favorável à pena de morte. Ela argumenta que a pena capital é uma posição ética para os cristãos, porque empresta a seriedade adequada a crimes hediondos. “Se nenhum crime é considerado grave o suficiente para justificar a pena de morte, então a gravidade do crime mais atroz é diminuída”, diz a resolução de 1973 da associação.

Mas na semana passada, o Conselho de Administração votou para que seja atualizada a posição do NAE, e reconheceu pela primeira vez que a oposição à pena de morte é também uma aplicação legítima da ética cristã.

"Cristãos evangélicos divergem em suas convicções sobre a pena de morte, invariavelmente citando fortes razões bíblicas ou defendendo o caráter justo da pena de morte em casos extremos ou defendendo a sacralidade de toda vida, incluindo a vidas daqueles que perpetram crimes graves e ainda têm a possibilidade de arrependimento e transformação”, a nova resolução estabelece. “Afirmamos o compromisso consciente de ambos os fluxos de pensamento ético cristão”.

Fundada em 1942, o NAE representa mais de 45.000 igrejas de quase 40 diferentes denominações.

Em 2011, 76% dos evangélicos brancos e 53% dos negros protestantes dos EUA eram favoráveis à pena de morte para as pessoas condenadas por assassinato, de acordo com dados do Public Religion Research Institute (PRRI). Em 2014, 59% dos evangélicos brancos, 25% dos protestantes negros, e 24% dos hispânicos protestantes preferiam a pena de morte.

No geral, a opinião do norte-americano sobre a pena de morte não mudou nos últimos 15 anos. Apesar das oscilações ocasionais, é bem parecida com a pesquisa feita em 1993, com cerca de 60% favoráveis e 40% conta.

O Pew Research Center oferece um gráfico interativo das execuções, estado por estado norte-americano, desde 1977.

• Com informações de Chistianity Today, em 19/10/2015.

Foto: Manifestantes oram antes da execução em Geórgia do preso Kelly Gissendaner no mês passado. / Bob Andres / AP

Atualizado em 22/10/2015, às 11h15.

Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1174 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.