Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Como ajudar os crentes a amar a igreja de Cristo?

Por Ricardo Moreira

Cresce o número daqueles que intencionalmente não se ligam a uma igreja ou que deixaram as igrejas que frequentavam. O fenômeno dos “sem-igreja” é um desafio enorme e alcança comunidades cristãs em todo o mundo.

A edição 374 da revista Ultimato convidou 8 personalidades para conversar sobre o assunto e apresenta o Especial “Desigrejismo – Anomalia ou Opção?”, em matéria de 5 páginas da revista.

Confira as respostas do pastor Ricardo Moreira.

Como ajudar os crentes a amar a igreja e a enfrentar juntos problemas que favorecem o afastamento e aumentam o número dos desigrejados?

Ricardo Moreira – Não há milagres ou métodos revolucionários. O ensino da Escritura é o melhor caminho. O fenômeno dos desigrejados é o efeito colateral de uma igreja que desconhece a Bíblia em sua riqueza e profundidade. Precisamos ensinar o que é ser igreja não baseados em livros e propostas de administração eclesiástica. Precisamos ouvir o texto sagrado sobre o que é a Igreja, o que significa ser parte dela e sua importância. Cristãos maduros, conhecedores da Bíblia, estão equipados a enfrentar todo e qualquer desafio para o fenômeno de distanciamento da igreja local. Os crentes, naturalmente, amarão mais a Igreja quando amarem mais o Senhor dela. Quanto mais conhecermos Cristo através de sua Palavra, mais o amaremos. 

O senhor pode relatar histórias de desigrejados que regressaram?

Ricardo Moreira – O grupo dos evangélicos sem igreja não é estático, tampouco hermético. Está aberto para receber novos desigrejados e também está perdendo os que retomam a vida eclesiástica. Na caminhada pastoral testemunhei muitos regressando à comunidade local. Infelizmente nem todos permaneceram, mas algumas histórias ainda me trazem muita alegria. Estas histórias sempre envolvem uma comunidade amorosa, que ajuda a quebrar barreiras e curar traumas.

• Ricardo Moreira é pastor batista, casado e pai de duas crianças. Atualmente serve com a família na Ásia.

» Leia na íntegra o especial Desigrejismo – “anomalia” ou opção?

» Conheça o livro Dê Outra Chance à Igreja, de Todd Hunter

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.