Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Cinco mulheres brasileiras que você precisa conhecer

Por Rute Salviano Almeida
 
Entre tantas pioneiras, quero destacar cinco que, com certeza, só ao ler esses breves resumos, farão brotar um desejo de conhecer toda a história maravilhosa delas: 
 
A heroína de Craônópolis, Noemia Campêlo, missionária batista pioneira no campo indígena, que nos ensina a importância do conhecimento prévio do campo missionário para partir mais preparado. Contudo, ela foi a primeira e foi natural tudo que lhe ocorreu. Mas, a fidelidade à sua vocação, o amor aqueles que, sem entender o evangelho de Cristo, até roubavam seus poucos pertences, sua conformação e insistência em continuar no campo, e, por fim sua alegria diante da morte precoce (deixando dois filhos pequenos) quando afirmou que se o céu é tão lindo não há por que chorar na hora da separação, foram surpreendentes, até para seu próprio esposo.
 
 
A esposa de pastor e educadora presbiteriana: Cecília Siqueira, que partiu do distante Nordeste para o campo mineiro e juntamente com seu esposo, o reverendo Cícero Siqueira, transformou a cidade de Presidente Soares em uma “cidade sem pecado”: evitando o fechamento do Colégio Evangélico com muita dedicação e trabalho, pastoreando a Igreja Presbiteriana do Alto Jequitibá e pastoreando cada aluno na igreja e na escola, que se tornaram grandes líderes e pessoas influentes na região.
 

E o que dizer de Anna Bagby, a educadora, missionária, evangelista, fundadora de escola e igreja? Ela não desejava que seus filhos esfriassem na fé e disse que preferia vê-los mortos fisicamente do que mortos espiritualmente. Anna passou pela perda trágica de 3 filhos e pelo desaparecimento de outro, em pleno início de carreira como médico. Só Deus e a grande vocação que ela possuía foram capazes de a manterem em pé.
 


Marcolina Magalhães foi a bandeirante do sertão, aquela que não conseguia, quando jovem, fazer visitas, pois seus pés doíam muito ao andar. Pois bem, ela caminhou léguas e léguas levando o evangelho ao povo sofrido do sertão de Goiás, na atual região do Tocantins. Sua história me inspirou a ponto de escrever, um versinho:
 
Quão formosos foram
Esses benditos pés que levaram o evangelho
Ao abrasante e árido sertão.
Mesmo inchados, doídos e judiados
Prosseguiram sem parar
Para anunciar, em Cristo, a salvação.
 


Termino o artigo (no livro têm muito mais histórias comovedoras e modelos a serem imitados) com a linda visão dos céus de Stela Dubois, uma educadora, musicista e, principalmente uma mulher avivada, que vivia em comunhão com Deus. Stela passou por uma cirurgia do coração e foi declarada morta. Nesse momento ela sentiu que dois anjos a levavam aos céus, e se sentiu muito feliz por não possuir corpo, mas só desfrutando da alegria de ver a cidade santa e entender que, a respeito dos céus, tudo é verdade. Voltando ao corpo, contou à sua filha o que vivenciou e escreveu um lindo poema sobre o assunto.
 




Nossas pioneiras foram tremendas, na fé, na coragem, na criatividade, na vocação, no amor a Deus e ao próximo, no amor a Palavra de Deus e sua divulgação etc. 
 
Aprendemos muito com elas e desejamos ser um pouquinho assim. Que o Senhor nos abençoe nesse propósito e que, vocês, queridos leitores, sintam vontade e se disponham a ler, a conhecer e a imitar comportamentos tão sábios e motivadores.

Leia mais:
 
Mestre em teologia e pós-graduada em história do cristianismo, é autora de Vozes Femininas nos Avivamentos (Ultimato), além de Vozes Femininas no Início do Cristianismo, Uma Voz Feminina Calada pela Inquisição, Uma Voz Feminina na Reforma e Vozes Femininas no Início do Protestantismo Brasileiro (Prêmio Areté 2015).
  • Textos publicados: 23 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.