Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Autora de "Indígenas do Brasil" na revista "Veja"

A etnolinguista Márcia Suzuki, autora do capítulo "Suicídio e contextualização na tribo Suruwahá", do livro Indígenas do Brasil, publicado pela Editora Ultimato, está na reportagem "Crimes na floresta", publicada pela revista "Veja" desta semana.

No texto em que critica o infanticídio em tribos indígenas brasileiras, o repórter Leonardo Coutinho conta a história da índia Hakani, hoje com 12 anos, salva da morte e adotada pelo casal de missionários protestantes Márcia e Edson Suzuki.

A reportagem considera "absurdo" o argumento de preservação cultural adotado pelos antropólogos que toleram o assassinato de crianças indígenas. A revista também critica a FUNAI e afirma que o infanticídio é praticado hoje por, no mínimo, 13 etnias nacionais.

O casal Suzuki faz parte da JOCUM -- Jovens com Uma Missão e tem lutado para que a sociedade, o poder legislativo e os governos incluam a questão do infanticídio no Brasil na pauta de discussão e o considere como um problema social grave. Em 2006, foi fundada a ATINI -- Voz Pela Vida, organização não-governamental que trabalha na defesa do direito das crianças indígenas.

A reportagem de "Veja" termina com a declaração de Débora Tan Huare, representante de 165 etnias na Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira: "Nossa cultura não é estável nem é violência corrigir o que é ruim. Violência é continuar permitindo que crianças sejam mortas". 


Leia mais
Crimes na Floresta, Veja n. 2021, 15 de agosto de 2007.

Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
Direitos humanos feitos humanos, Ultimato 302

Leia o livro
Indígenas do Brasil, Ronaldo Lidório, org.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.