Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

5 fatos sobre os protestantes ao redor do mundo

Como um dos desdobramentos da publicação das 95 teses de Martinho Lutero em Wittenberg, em 1517, vários cristãos romperam com a Igreja Católica Romana, e surgiram então os protestantes pela Europa. Cinco séculos depois, o cristianismo protestante tem contornos bastante diferentes daqueles do século XVI.

A partir de dados coletados em suas pesquisas, o Pew Research Center elencou 5 pontos chave sobre os protestantes no mundo:

1 - Globalmente, 37% dos cristãos eram protestantes em 2010. Essa é uma porcentagem menor do que os católicos, que na mesma época compunham 50% dos cristãos em todo o mundo.

Embora a Reforma Protestante tenha começado na Alemanha, em 2010, quase nove em cada dez dos protestantes (87%) viviam fora da Europa, particularmente em países em desenvolvimento no hemisfério sul. Na verdade, em 2010, havia mais protestantes que vivendo na Nigéria do que na Alemanha.

2 - A proporção de adultos que se declara protestante está em declínio nos EUA, passando de 51% em 2007 para 47% em 2014. No país, a queda é mais acentuada entre as principais denominações protestantes, como a Igreja Metodista e a Luterana. Essa tendência faz parte de um amplo declínio da participação dos cristãos nos EUA, o que significou um aumento no contingente de adultos religiosamente não afiliados: de 16% em 2007 para 23 % em 2014.

3 - Na América Latina, onde vivem quase 40% dos católicos de todo o mundo, o número de protestantes vem crescendo de forma acentuada. Em uma pesquisa realizada em 2014, 9% dos entrevistados em 19 países latino-americanos disseram que foram criados como protestantes, e 19% indicaram o cristianismo protestante (ou evangélico) como sua religião atual.

O aumento de protestantes na América Latina significa queda na quantidade de católicos. Enquanto 84% dos entrevistados foram criados como católicos, apenas 69% tinham o catolicismo como sua religião atual. A pesquisa também apontou que os protestantes na América Latina são significativamente mais religiosos que os católicos, além de serem mais propensos a assumir posições conservadoras em questões como divórcio, aborto, gênero e casamento homoafetivo.

4 – O pentecostalismo é um movimento relativamente recente que cresceu globalmente. Enquanto as práticas variam, as igrejas pentecostais frequentemente enfatizam os chamados dons do Espírito Santo, como a cura divina, o falar em línguas e o recebimento de revelações diretas de Deus, comuns na África subsaariana, América Latina e mesmo da Ásia. Em 2014, a maioria dos protestantes em 19 países latino-americanos disseram que, pelo menos ocasionalmente, testemunharam alguém profetizando, falando em línguas ou orando para que uma cura milagrosa acontecesse no culto.

5 - Na Europa Ocidental, berço da Reforma Protestante, religiosamente católicos e protestantes agora são mais parecidos do que diferentes, pelo menos em algumas questões teológicas. Hoje muitas das controvérsias teológicas da Reforma já não dividem mais os dois grupos, de acordo com uma pesquisa realizada em 15 países da região em 2017. Por exemplo, a visão dominante hoje tantoentre protestantes quanto entre católicos é de que fé e boas obras são necessárias para alcançar o paraíso. Menos pessoas ecoam a posição de Martinho Lutero, de que é a fé sozinha que leva à salvação (em latim, sola fide).

Os protestantes que frenquentam a igreja semanalmente são mais propensos a se identificar com a posição tradicional de sola fide, mas a proporção desses é de um único dígito. Apenas 7% dos protestantes alemães dizem que vão à igreja toda semana, por exemplo. Entre os católicos europeus o comparecimento às missas também é relativamente pouco frequente.

Com informações de Pew Research Center.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.