Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sete reações ao chamado de evangelização

Penso que a maioria dos textos da Sagrada Escritura são de fáceis interpretação. Esses escritos bíblicos são como aquelas pedras de ouro pairando às margens do leito do rio, e que, muitas vezes, nem precisam ser bateadas. Exige-se, obviamente, além da leitura reflexiva, da meditação, da oração, e de alguns recursos extrabíblicos, certamente, também, uma dependência séria e objetiva da ação do Espírito Santo na vida do cristão.

O capítulo 5 de Lucas do versículo 1 a 11, "a pesca maravilhosa", é um exemplo desses textos cujos ensinos são como "pepitas" que estão expostas ao sol, à mão, sem necessidade de ser profundamente procuradas e exploradas. Extraído do Escrito Bíblico, pra mim, o título não seria o mesmo que está na Bíblia na versão Revista e corrigida de João Ferreira de Almeida: A pesca maravilhosa. Colocaria: Pescador de homens. O Tema seria: Sete Reações ao chamado da evangelização. Observemos algumas dessas atitudes na vida dos cristãos que se dispõem a lançar mão do arado e "semear" as boas novas.

1- Disposição para escutar o Livro Sagrado. Quem é de Deus ouve as palavras de Deus... (Jo 8:47a). O povo buscava Jesus para ouvir a Palavra e o Senhor o ensinava. (v. 1 e 3). É condição sine qua nom para o "crente discípulo" ser um devoto leitor, estudioso e anunciador das Sagradas Escrituras, e estar sempre pronto dar razão da sua fé. (I Pe 3:15).

2- Submissão à Provação Divina. Lançai as vossas redes... (v. 4). Em outra situação: Dai-lhes vós de comer... (Lucas 9:13). A Abraão diz: Tome seu filho, seu único filho, a quem você ama...Sacrifica-o ali como holocausto. (Gênesis 22:2). É inevitável ser testado pelo Senhor no mainstrean da sociedade moderna. Peneira-se o que é do Altíssimo e lança fora a pretensão do homem de salvar-se a si mesmo. O que prevalece é a loucura da pregação da cruz, poder e sabedoria de Deus (I Coríntios 1:18)

3. Reagir à provação através da Fé.
Sem fé é impossível agradar a Deus! (Hebreus 11:6a). Aqui está a chave que abre o portal do céu na terra. O impossível torna-se possível. "Sobre a Tua palavra lançarei a rede..." (vers 5). A capacidade do homem de nascer de novo converte-se em realidade. (João 3:7).

4. Percepção aguçada na presença do milagre. (vers 6).
‘Quando Simão Pedro viu isso… (vers 8). É abrir a visão para o espiritual (2 Reis 6:17). Abre os olhos do meu coração! Em meio a um turbilhão de situações (pandemias, guerras, fomes, etc) que desagregam a dimensão do emocional, move-se a grandeza do Deus que é fiel.

5. Testemunho de Cristo, como propósito do chamado.
"Fizeram sinais a seus companheiros... (v. 7) Os milagres de Deus não têm um fim em si mesmo, mas, sim, apontar Jesus como o único e suficiente salvador da humanidade. (João 5:36).

6- Dependência completa de Deus.
"Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador... (vers 8). Reconhecimento de nossa finitude, discernimento da imensidade (imensidão) de Deus (Salmos 139:7-12 e da Sua capacidade de cuidar de cada um de nós. (Mateus 6:32-33).

7. Submeter-se a capacitação de Cristo (pescadores de homens) para proclamar a glória de Deus.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.