Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Perde-se a salvação quando nos opomos às autoridades?

Tamanha é a crise em que o mundo vive com reflexos desastrosos em todas as áreas: economia, educação, moral, social etc., que já não mais escrevo sobre política, principalmente a brasileira; já não mais é a minha praia.

Não por isso posso e nem devo "avestruzar-me" fingindo que não estou vendo, não estou ouvindo, não estou sentindo, não estou refletindo e não estou orando pela única vítima dos desacertos, o povo pobre e sofrido, sempre enganado.

Recomenda a Palavra de Deus respeito às autoridades instituídas; motivo pelo qual tento me calar desde 2002 quando eu previa o desastre, atuei firmemente para que a atual corrente que governa não fosse vencedora; uma vez eleita me calei apesar de alguns meus escorregões, no meio do caminho.

"Sujeitai-vos a toda instituição humana POR CAUSA DO SENHOR, quer seja ao rei, como soberano, quer às autoridades, como enviadas por ele, tanto para castigo dos malfeitores como para louvor dos que praticam o bem" (I Pedro 2 13-14).

* Perde-se a salvação quando nos opomos às autoridades instituídas?

Quanto a este tema, há anos tenho estado atento à uma velha discussão: "uma vez salvo, sempre salvo."

Incrível, mas há quem diga que sim [perde-se], pela desobediência à Palavra de Deus (Hebreus 5. 9) e há os que dizem não, os quais, também, se fundamentam em alguns textos bíblicos.

Se a conversão ao Senhor Jesus for verdadeira, de coração, e não apenas intelectual, eu que faço parte da corrente "uma vez salvo, sempre salvo" afirmo que, de um modo geral, não há perda da salvação.

Aqueles, verdadeiramente convertidos ao Senhor Jesus, e somente a Ele, não há outros mediadores entre os homens e Deus (I Timóteo 2 5), têm uma mudança de vida muito visível, tendo em vista que "se alguém está em Cristo, É NOVA CRIATURA, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas" (II Coríntios 5 17).

Mas há, dizem, os supostamente "convertidos intelectualmente", não do coração, que na verdade não são convertidos, talvez convencidos, e a qualquer momento podem se desiludir e abandonar a vida espiritual.

Ainda praticam o pecado aqueles verdadeiramente convertidos? Sim, porque nos livramos da "prática" do pecado, mas ainda somos fracos e há um pecado aqui, outro ali, demais há acolá, mas a Palavra de Deus nos afirma:

"Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar temos um INTERCESSOR junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" (I João 1 2 – NVI); a versão revista e atualizada diz: "temos ADVOGADO junto ao Pai".

Aqueles que são, verdadeiramente, convertidos ao Senhor Jesus entram para a família de Deus, antes eram apenas criaturas Suas:

"Mas a todos quantos o receberam [no coração], deu-lhes o poder de SEREM FEITOS filhos de Deus" (João 1 12), e na NVI: "deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus".

"Se dissermos que não temos pecado, fazemo-LO mentiroso, e a sua Palavra não está em nós" (I João 1 10); assim, nesse contexto, somos pecadores lavados, redimidos, regenerados, perdoados pelo sangue do Senhor Jesus.

O Deus Filho, o Senhor Jesus, que já deu a Sua vida para nos perdoar dos pecados passados, presentes e futuros, enfim nos salvou da vida eterna distante de Deus, intercede por nós, quando pecamos; ou seja, não perdemos a salvação que recebemos pela Graça [favor imerecido] derramada, por Deus, sobre toda a humanidade através da fé no Senhor Jesus.

Quando confessamos o Senhor Jesus como nosso único e eterno Senhor e Salvador, a salvação é imediata: Ele respondeu a um dos ladrões na cruz:

"Em verdade te digo que HOJE estarás comigo no paraíso" (Lucas 23 43).

Após a segunda vinda do Senhor Jesus, aquele julgamento de Mateus 25 31-46 é para os que não aceitaram o Seu convite e, por isso, não foram arrebatados e, terminada a era da graça [quando os convertidos forem tirados da terra], ficarão passíveis de obras para se salvarem.

Foram deixados, pois já não faziam parte do "Corpo de Cristo"; nós, os seguidores do Senhor Jesus seremos arrebatados para o encontro com Ele, nos ares, entre nuvens (I Tessalonicenses 4 16-17), ANTES DA TRIBULAÇÃO, portanto antes do retorno do Senhor Jesus, que irá reinar, conosco (Apocalipse 20 6), sobre todas as Nações, a partir de Jerusalém.

Assim, não há perda da salvação a não ser para os seguidores de Satanás [o diabo] e os seus anjos [demônios], conforme texto de Apocalipse:

"E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos" (Apocalipse 12 9).

Cumpre-nos, portanto, receber, no coração, o Senhor Jesus (João 1 12), obedecê-lo (Hebreus 5 9) e sermos fieis à sua Palavra: "Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2 10b).

"Assim, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8 1).

No mais, sem perdão, apenas, é a blasfêmia contra o Espírito Santo (Mateus 12. 31-32).
São Paulo - SP
Textos publicados: 804 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.