Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

O evolucionismo teísta e suas incoerências

Alister McGrather, Francis Collins, C.S Lewis e Theilhard Chardin, só para citar alguns. O que eles têm em comum? Dentre outras coisas, a unanimidade de pensamento quanto ao modelo filosófico das origens. Todos podem ser denominados de evolucionistas teístas.

O Evolucionismo Teísta , conhecido também por outros nomes, como Criacionismo Evolutivo ou Evolucionismo Bíblico, surgiu como uma tese -- teológica-científica -- de se buscar conciliar as visões antagônicas entre Criação e Evolucão.

Surge então a pergunta: é possível harmonizar Evolucionismo e Bíblia? É compatível essa “hibridização”? Ou seria o relato das Escrituras Sagradas essencialmente criacionista?

A tentativa do sacerdote jesuíta francês Theilhard Chardin bem ilustra as impossibilidades e contradições que envolvem tal intento. Seus trabalhos e estudos, voltados nesse sentido, foram proibidos e combatidos pelo Santo Ofício. Ao desejar propor um modelo coexistente do Criacionismo e Evolucionismo, Chardim, acabou por desagradar tanto a classe científica como a da Igreja.

Porém, como o passar dos anos, a influência desse pensamento foi fortalecida devido as novidades do mundo científico e suas pesquisas, possibilitando ao Concilio Vaticano II, expedir uma declaração de liberdade das restrições impostas à obra do pesquisador jesuíta. Assim, as duas visões seriam unificadas, justificando “cientificamente”a opinião daqueles que cressem em Deus como criador e ao mesmo tempo manifestasse concordância e simpatia pelo Evolucionismo.

C. S. Lewis, por sua vez, chegou a supor que Adão teria sido o primeiro exemplar do homo sapiens ou de uma raça espiritual que se seguiu a cadeia evolutiva. Considerava possível harmonizar o relato bíblico das origens com a teoria da evolução proposta por Darwin. Em outras palavras: Adão seria o resultado das transformações de hominídeos e formas inferiores de vida ao longo de milhões de anos.

No tempo presente, Alister McGrather e Francis Collins(ambos ex- ateus), são renomados adeptos do Evolucionismo Teísta.

Alister McGrather é cientista, palestrante , escritor e professor da renomada Universidade de Oxford. Já Francis Collins (ex-ateu) é autor do Projeto Genoma e um dos grandes cientistas no cenário mundial. Ambos sabem que a comunidade científica considerada a Evolução como “fato inquestionável” e estão cientes das críticas que seus colegas fazem ao `simplório´ relato bíblico da criação. Embora sejam muito respeitados, também são confrontados ideologicamente por ateus radicais e extremamente aversos a fé como Richard Dawkins o qual afirma que "criação e evolução são misturas impossíveis e essa proposta descredibiliza a própria fé cristã".

O evolucionista teísta pretende crer na Bíblia como Livro inspirado por Deus, para o homem. Reconhece que Deus é o Criador e Mantenedor do universo. Porém, rejeita a descrição literal das origens apresentada no livro de Gênesis e declara que embora a narrativa afirme a criação especial, ela não é exata, pois os cientistas “demonstraram” que os organismos surgiram por evolução. Por conseguinte, Deus deve ter criado o homem fazendo com que evoluísse de animais.

O problema dessa tese-- que pretende ser uma defesa racional da Bíblia—é que ela desmantela todo o significado da redenção em Cristo, compromete toda a mensagem bíblica e solapa a sua integridade.

Esquecendo (ou ignorando) que a doutrina de Jesus está edificada sobre o conteúdo do antigo testamento, que por sua vez se apóia inteiramente sobre o relato do Gênesis, muitos insistem em encarar os primeiros capítulos da Bíblia como alegóricos.

Se assim fosse, teríamos de admitir também que não houve “queda de Adão” e, a humanidade não estaria contaminada pelo pecado, pois não existiu o “pecado original”. Sendo assim, a morte de Cristo não passaria de um martírio insignificante de um herói inglório, além de outras questões que descaracterizariam as raízes fundamentais do cristianismo.

No entanto, o próprio Jesus e os apóstolos referem-se ao relato de Gênesis como factual e não como folclórico.O apóstolo Paulo nos diz que a morte surgiu por causa do pecado(embora a seleção natural apresente a `morte´ como um fenômeno natural necessário),e lemos em Romanos 5, dos versículos 12 ao 21, uma descrição literal da entrada do pecado e morte no planeta por meio de Adão e a solução para este problema em Cristo. Veja também (1Co 15:21,22 e 2Co 11:3).

Jesus também fez menção aos eventos dos primeiros capítulos de Gênesis (Mateus 19:4 e 24:37), como fato e não alegoria. É evidente que Cristo cria nos eventos ali descritos, assim como o apóstolo Pedro (2Pd 2:5 e 3:6) e o próprio Deus (Êx 20:11).

Entre a Evolução Teísta e Palavra de Deus, fico com a última. Entre o primeiro quarteto( Chardin, Lewis, Alister e Francis Collins) e o segundo (Deus, Jesus, Pedro e Paulo), fico com o segundo e, certo de que estou em boa companhia!
- BA
Textos publicados: 21 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.