Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Efeito Caio Fábio (ou efeito evangelho)

Acompanho o site do Caio Fábio praticamente desde que ele surgiu. No período em que o Caio ainda conduzia uma reunião em Copacabana chamada Café com Graça. À época eu ainda estava no processo de libertação mental, participante de uma igreja neopentecostal que outrora fora uma das principais representantes do pentecostalismo clássico no Brasil.

Acontece que de lá pra cá, vez e outra fico sabendo da repercussão que o ministério do Caio tem tido num e outro canto. Um pastor amigo meu disse que não usava o link do Blog do Caminho por conta da reação do presbitério.

Um outro amigo fora indagado por uma liderança religiosa pelo fato de "dar ouvidos ao Caio".

Em algumas igrejas tem se constituído uma espécie de DOPS GOSPEL a fim de saber e retaliar aqueles que tem acompanhado a galera do Caminho.

Algo que sempre leio e ouço o Caio dizer em seus textos e pregações é que ele não tem dito nada de novo, mas simplesmente pregado o que sempre pregou. Eu complementaria que hoje ele tem maior liberdade e leveza para falar com maior clareza possível sobre tudo o que falou no período em que era quase tido como “o papa” dos evangélicos.

O mais incrível é que, diante desse espanto em relação ao Caminho da Graça, muita gente entra na onda e critica aquilo que nem sabe. Coisas pessoais da vida do homem são questionadas como se tivesse a maior importância do mundo, isso quando não se afirmam inverdades absurdas.

Ora, nunca defendi nem preciso defender o Caio. Ele é adulto e inteligente o bastante para fazer isso sozinho. Contudo, me entristece ver que muita gente boa tem entrado na onda da rejeição total de tudo aquilo que se referira ao Caminho da Graça.

Ora, não se precisa concordar com alguém em tudo, não obstante vale a pena ouvir, aceitar pontos de confluência, e ser cauteloso ao criticar.

É incrível como a hipocrisia reina. Ninguém é tido como herege por andar com “profetinhas de fundo de quintal” que chutam mais que a mãe Diná em suas previsões. Ninguém é tratado como mercenário por se assentar nas rodas dos escarnecedores formada pela cúpulas das grandes denominações, que nada decidem a não ser os próximos passos políticos a serem dados.

Não vi até hoje qualquer que fosse chamado de partícipe por contribuir com eleições evangélicos notoriamente corruptos, com manipulações, ameaças e pequenos reinados formados por líderes religiosos que, em semelhança aos do nosso Congresso, se apossam de suas cadeiras em mandados inquestionáveis e intermináveis.

Quando olhamos para a história da Igreja, percebemos algo que todos aceitamos indiscutivelmente: os hereges de hoje são os grandes heróis da fé de amanhã. Os nomes que citamos em textos, nas pregações, que ocupam os perfis de nossos espaços internetianos, salvo raras exceções, foram tratados como hereges incorrigíveis em seu tempo, mas respeitados e reconhecidos como grandes mentores algum tempo depois.

Particularmente, tenho preferido alguns daqueles que têm sido chamados hoje de hereges. E não me furtarei em ouvir qualquer daqueles que eu entenda estar pregando na consciência do Evangelho de Jesus, o Evangelho da Graça de Deus; se as boas novas estão sendo pregadas por alguém, bendito seja este alguém – mesmo que seja um então herege.
Cuiabá - MT
Textos publicados: 6 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.