Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

É necessário esforço para a salvação?

"Pois Deus está agindo em vocês, dando-lhes o desejo e o poder de realizarem aquilo que é do agrado dele." Filipenses 2:13.

Se Deus trabalha em nós para realizar "o seu querer e o seu fazer em nossa vida", qual a necessidade de esforço (jejum, oração, leitura e estudo da Palavra) para a execução da nossa salvação? Não seria melhor cruzar os braços e esperar pacientemente o agir do poder de Deus para que Ele realize aquilo ao qual deseja fazer? A resposta é, verdadeiramente, um categórico não. Embora a ação divina exerça uma influência poderosa no coração humano e dispõem o arbítrio da alma à obediência dos mandamentos bíblicos, mesmo assim, Deus não força e não nos obriga a agir contra a nossa vontade.

Ele (o nosso querer), caro amigo (a), não será forçado, pois Aquele que está à porta é manso e humilde e bate sem abrir caminho pela violência. "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Você pode acorrentar um homem, encarcerá-lo nas masmorras mais profundas, passá-lo de fome, açoitá-lo, aplicar pinças em brasa em sua carne ou colocar nele o parafuso, mas a vontade ainda é livre. Você não pode dobrar isso ou controlá-lo, ou fazê-lo acreditar de outra maneira que não seja o que ele escolhe acreditar." (Comentário Bíblico de Albert Barnes). Que o trabalho da nossa salvação precisa de ajuda, isso é inegável, porém, o Senhor não nos obrigará, somos agentes livres, a agir de forma contrária à nossa vontade.

Agora, o que talvez não possamos entender é como isso é feito, pois o "o vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai", mas o resultado do efeito transformador em nós é certo: "assim é todo aquele que é nascido do Espírito." Logo, é Deus quem age, segundo o propósito da sua vontade, para levar as pessoas a se esforçarem na direção da busca da salvação. O trabalhar de Deus, "o seu querer e fazer", alinha-se ao arbítrio do homem para, em Cristo Jesus, fazê-lo vencer o pecado e os inimigos espirituais da sua alma.

Deus pode realizar o "querer e o executar" de acordo com o seu bom prazer e a sua perfeita vontade. Deus trabalha por nós, quando cooperamos com Ele. Sendo assim, é imperioso o esforço e a submissão do crente, sob a graça de Deus, à ação do Espírito santo para poder ter uma nova vida em Cristo Jesus e, consequentemente, ter sempre o braço divino como apoio e socorro bem presentes.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.