Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Cristianismo fantasmagórico

É possível perceber que o evangelicalismo brasileiro, muitas vezes, não consegue relacionar o ensino das Escrituras com a realidade. Muitos se preocupam apenas com questões ditas “espirituais” e esquecem que o evangelho é integral e abarca todas as áreas da vida. O resultado deste tipo de visão de mundo é uma igreja apática, que tem pouca ou quase nenhuma relevância para a sociedade. O cristianismo deve ser algo concreto e visível e não “fantasmagórico”. Creio que as igrejas históricas não estão isentas deste problema, como mostram os resultados de uma pesquisa feita em uma IPB com uma amostra de 95 pessoas escolhidas aleatoriamente. Segue o resultado de algumas questões da pesquisa:


1) A missão principal do cristão é salvar almas.
Concorda 64,21% Discorda 33,68% Não respondeu 2,11%


2) A alma é mais importante do que o corpo.
Concorda 83,16% Discorda 16,86%



3) Quanto mais sairmos do mundo para nos reunirmos na igreja, melhor é.
Concorda 61,05% Discorda 34,74% Não respondeu 4,21%


4) O artista evangélico deve usar a sua arte em primeiro lugar para evangelizar as pessoas.
Concorda 74,74% Discorda 21,05% Não respondeu 4,21%


Por meio destas respostas, podemos perceber que há uma tendência em dicotomizar a vida entre dois pólos, quais sejam, as "coisas espirituais" e as "coisas materiais", bem a estilo do motivo base natureza/graça. Acredito que esta tendência exista também na maioria das igrejas evangélicas brasileiras, inclusive as ditas reformadas. Entretanto, é apenas uma suposição que precisa ser avaliada mais afundo.
Contudo, nem era preciso aplicar esta pesquisa para percebermos essa realidade, já que a paralisia da igreja brasileira e mundial mostra-se evidente. Por isso, creio ser necessária uma missão interna, que mostre a igreja brasileira que a missão da fé cristã é manifestar a glória de Deus em todos os aspectos da realidade.
Em II Timóteo 3. 16-17, diz que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”(grifos nossos). Ou seja, as igrejas locais devem buscar um desenvolvimento integral do cristão. O ensino da igreja local deve visar não somente os ministérios eclesiásticos, mas também preparar o cristão para TODA boa obra, seja na igreja, seja no mundo. E os pastores e mestres serão cobrados por Deus pelo ensino correto das Escrituras.

Se tiver interesse em aprofundar na discussão sobre como enxergar o cristianismo como algo concreto, por meio de uma cosmovisão radicalmente bíblica e integral, visite o blog: http://cosmovisaocalvinista.blogspot.com
Belo Horizonte - MG
Textos publicados: 10 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.