Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A música do alto divino

"Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração" (Cl 3. 16 - NTLH).

A última parte desta Escritura fala de hinos e canções espirituais, louvor a Deus, com gratidão no coração. Com muito acerto alguém afirmou: "A música é a linguagem dos anjos". Já Hans Chistian Andersem costumava dizer: "Onde a palavra falha, a música fala!"

Todos têm consciencia do poder da música para moldar pensamentos e trazer emoções. Ela pode inspirar pensamentos nobres e elevados ou então, atitudes própria da natureza vil. Ela pode ser de natureza espiritual, intelectual ou sensual. Ordináriamente, a música é o pulso de um povo.

Través da história, a música têm recibido muitos ritmos. Já tive a oportunidade ouvir alguém dizer que todos os ritmos agradam a Deus, não sei até onde isto pode ser verdade; entendo ser a música uma coisa e o ritmo outra. A musica o trigo, o ritmos...

Como citamos acima, a música pode inspirar pensamentos nobres e atitudes vis. Quando Charles Manson, ouvia a canção do Beatler, REVOLUTTIONG, atendeu ao chamamento do inferno cometendo um dos mais barbaros crime da história daquela época, matando a atriz americana Sharon Tate. A canção dizia: "Levante o meu astral, homem morto, deixe-me sair, ligue-se ao meu cadável...". A revolução da música ritmica de no nosso tempo, encontrou a porta da igreja aberta e entrou com todos os seus ritmos, e agora é muito dificil sair. A música verdadeiramente sacra (o trigo), vem perdendo o seu espaço e ficando muito longe, apesar de termos bons cantores, com letras bíblicas e telogicamente corretas de canções sacras. Dignas de se ouvir.

Gosto de três termos do hebraico que fala de música:
1º. Tehillai = cantar (letra e música);
2º. Zamar = dedilhar ou cordas de tocar (1 Sm 16.18);
3º. Hallal = celebrar elogiar com grande entusiasmo...; elas expressam alegria, gratidão e desejo de comunhão com Deus.

Os israelitas foram instruidos a louvar a Deus (Dt 8.10). Já o primeiro cântico na Biblia encontramos (Ex 15. 1 e 2). O salmista convocava o povo a louvar a Deus. Deus conclama a todos a louvá-lo. Deus é fonte de toda alegria (Ne 8. 10; Fl 4. 4). Vejamos o que fala as Escrituras: "Pois o Eterno, o seu Deus, está com vocês; Ele é poderoso e os salvará. Deus ficará contente com vocês e por causa do seu amor lhes dará nova vida. Ele cantará e se alegrará, como se faz num dia de festa" (Sf 3. 17; Mt 26. 30). Glória! O nosso Deus canta!

A voz da verdadeira música de louvor inautece o Criador do Universo: "Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu caração..." Uma certa lenda judaica refere o seguinte: Deus, depois de ter criado o mundo e feito o homem à sua imagem e semelhança, perguntou aos anjos o que tinham achado da obra que acabara de sair de suas mãos. Os anjos lhe responderam em coro: "Perfeita!"
Nada obstante, e com a devida vênia, ousamos dizer-lhe, ó Altíssimo que falta uma só coisa: "A voz do louvor!"
A lenda diz que Deus, então, criou a música: O gorjeio das aves; o sussurro da brisa; o murmúrio das cachoeiras e regatos; o fragor da ondas; o síbilo dos ventos; o farfalhar das folhas; o mugido do gado; o balido das ovelhas; o zurro dos jumentos; o álacre canto do galo; o grito dolente dos machos e corujas; o gorgolejar dos perus; o doce orrulho dos pombos e rolinhas; o coachar dos sapos; o zumbido das abelhas; o urro dos carnívoros; o grasnar dos gansos e corvos; o piado estridentes das cotovias; o zunido dos grilos e cigarras - sobretudo pôs a terna melodia no coração dos homens.

Sem desprezar as boas e maravilhosas canções dos cantores de nosso tempo, devemos orar, para que os verdadeiros hinos sacros, voltem a serem cantados em nossos púlpito:Hinos da Harpa Cristã, Cantor Cristão e outros hinários, que inspiram e alegram a alma daqueles que esperam cantar o cântico Celestial do Cordeiro: "Digno ès de tomar o livro e de abrir os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de todas as tribos, linguas, e povo, e naçãos" (Ap 5. 9).

Voltemos a louvar a Deus nos cultos, com a verdadeira música SACRA. O Rei está voltando!
São José De Ribamar - MA
Textos publicados: 80 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.