Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Israel e Palestina: eis a questão

A cidade de Jerusalém. Fonte: freeimages.com/photo/1357276 As manchetes dos jornais pintam com um forte vermelho o mais recente conflito entre Israel e Palestina (iniciado no dia 08 de julho). 1.100 pessoas já morreram, a maioria palestinos, segundo a ONU. A situação é grave, e não há lugar para meras frases de efeito e achismos. O tema é complexo e duro de resolver-se. Além do problema político, uma das questões que afetam as crenças dos evangélicos no Brasil é o chamado sionismo. Selecionamos alguns artigos que falam sobre o assunto – e sobre a relação entre judeus e muçulmanos - para ajudar nossos leitores a aprofundarem suas reflexões.

1. O sionismo cristão evangélico, a igreja palestina e a comunicação do amor de Cristo aos muçulmanos (Marcos Amado). Publicado na revista Ultimato 348, em maio de 2014.
O que às vezes se assemelha a uma limpeza étnica de árabes palestinos (muçulmanos e cristãos) é interpretado como se fosse a implementação da vontade de Deus e o cumprimento de profecias.

2. Palestina: o Holocausto dos Filhos de Ismael (Robinson Cavalcanti). Artigo publicado na revista Ultimato 194, em 1988.
Não podemos esquecer que o sionismo significou um revés para a Igreja Cristã naquela região. Em 1948, 50% da população de Jerusalém era cristã, bem como 90% da população de Belém.

3. “É melhor para Israel que todos os missionários cristãos voltem para casa”(entrevista com o judeu messiânico Joseph Baruch Shulam). Publicado na revista Ultimato 288, em maio de 2004.
O povo judeu tem estado no exílio desde a destruição do templo em Jerusalém no ano 70 d.C. Durante a maior parte desse tempo, os judeus foram perseguidos, expulsos de seus países pelos tiranos e reis em toda a Europa, Rússia e até mesmo na América do Sul.

4. Cristãos e muçulmanos: uma longa história de conflitos (Alderi Souza de Matos). Publicado na revista Ultimato 273, em novembro de 2001.
Um evento que acabou por gerar nova animosidade entre os países muçulmanos e o Ocidente cristão foi a criação do Estado de Israel, em 1948, e a percepção de que o Ocidente, principalmente os Estados Unidos, apóia incondicionalmente o estado judeu em sua luta contra os palestinos e outros povos árabes.

E você, acha que Israel tem direito divino sobre o território que ocupa? Dê sua opinião aqui ou em nossa enquete na home (canto inferior direito).


Leia também
Israel x Hamas: a Palestina pode ser considerada um Estado? (Bráulia Ribeiro)
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1008 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.