Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Colunas — Caminhos da Missão

Vocare: um novo capítulo na história de missões da igreja brasileira

Sarah Breuel

 

Ao pôr do sol, o avião pousa em um pequeno aeroporto em Maringá. Um rapaz me busca e no caminho me conta sobre o seu trabalho com pobres na região. Chego à universidade e, para a minha surpresa, encontro centenas de jovens. Vou para o refeitório e cruzo com vários amigos, líderes de agências missionárias, reunidos em um só lugar.

 

Entro no auditório e é difícil conter a emoção. Vejo jovens do Brasil inteiro cantando de todo o coração para o Pai. Escuto testemunhos de obediência radical e pregações desafiadoras. Durante os seminários e as refeições, converso com jovens famintos por obedecer a Deus.

 

E o melhor ainda estava por vir. Na noite final, Ronaldo Lidório sobe ao palco e prega com autoridade. Ele convida para ir à frente aqueles que quiserem se comprometer com missões transculturais. Faltam-me palavras para descrever esse momento. Dezenas de jovens se levantam, muitos contritos e chorando. Um momento santo. Lágrimas não param de escorrer do meu rosto enquanto penso no impacto eterno daquelas decisões.

 

Era um gostinho de uma imagem que Deus tinha colocado no meu coração algumas semanas antes, quando me preparava para dar meu testemunho no encontro. Sentia um convite do Espírito para abrir a Bíblia em Ezequiel 37. Nesse capítulo, Ezequiel estava diante de um vale de ossos secos e Deus lhe ordenou a profetizar. O Senhor disse que iria soprar o seu Espírito naqueles ossos e colocar neles “tendões, carne e pele”. Ele começa a profetizar e vê de fato os ossos cobertos de “tendões, carne e pele”, mas nota que falta o espírito. Deus lhe ordena novamente a profetizar para soprar o Espírito e, quando ele o faz, os ossos recebem vida e se levantam. O texto afirma que era um enorme exército!

 

Veio-me a imagem da igreja brasileira. Durante décadas, missões no Brasil eram como um vale de ossos secos. O país era um grande campo missionário e, para muitos, missões eram “coisa de americano”. Nas últimas décadas, porém, a igreja brasileira tem se levantado. Nos anos 80 e 90, tivemos grandes missionários, como Analzira Nascimento, Tonica, Ronaldo Lidório, Marcos Amado e outros. Homens e mulheres de Deus, que nos deram “tendões, carne e pele”.

 

Nesta nova geração, porém, acredito que Deus tem muito mais para a igreja brasileira. Ele quer soprar o seu Espírito e levantar um exército. Um exército enorme.

Eu tenho visto jovens da minha idade no campo, sendo usados poderosamente na Indonésia, na Espanha, em Moçambique e na Tailândia. No Vocare, tive a oportunidade de conversar com tantos outros que estão se preparando para ir para Mauritânia, Rússia e outros países.

 

É um novo movimento para a comunidade missionária. “Vocare foi claramente o renascimento de uma geração jovem apaixonada por missões” -- diz Tonica, ex-diretora do Centro Evangélico de Missões (CEM). Cassiano Luz, presidente da Associação de Missões Transculturais Brasileiras (AMTB), afirma estar “convicto de que estamos vivendo um momento muito especial no Brasil de união de esforços em torno da causa missionária”. Marcos Amado, diretor de Lausanne para a América Latina, acredita que “um novo despertar de missões se avizinha entre os evangélicos brasileiros”.

 

Prepare-se, igreja brasileira. Preparem-se, agências missionárias. Preparem-se porque o Deus vivo está levantando um exército de missionários nesta nova geração!

 

• Sarah Breuel, casada, dois filhos, é presidente do Encontro Global de Líderes Jovens do Movimento Lausanne.

 

Leia mais

Carta de Maringá

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.