Opinião
19 de novembro de 2025- Visualizações: 832
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
O que acontece após o “Pr.”?
De dóceis a autoritários; de carismáticos à indiferentes, de submissos a controladores
Por Rute Salviano Almeida
Conselhos para o povo de Deus
Aos presbíteros que há entre vocês, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e, ainda, coparticipante da glória que há de ser revelada, peço que pastoreiem o rebanho de Deus que há entre vocês, não por obrigação, mas espontaneamente, como Deus quer; não por ganância, mas de boa vontade; não como dominadores dos que lhes foram confiados, mas sendo exemplos para o rebanho. E, quando o Supremo Pastor se manifestar, vocês receberão a coroa da glória, que nunca perde o seu brilho. Peço igualmente aos jovens: estejam sujeitos aos que são mais velhos. Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês. Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês. E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. A ele seja o domínio para sempre. Amém! (1 Pedro 5.1-10).
Fui professora por vinte anos de uma faculdade teológica e vi alguns seminaristas, rapazes dóceis, humildes, carismáticos, com vocações firmes e chamados, transformando-se. Não só eles, mas professores também.
Enquanto seminaristas, eram submissos aos ensinos, buscavam entender a Palavra de Deus e as doutrinas nelas contidas, não doutrina de homens ou modismo da época, mas a sã verdade que nascia do conhecimento das Sagradas Escrituras.
Outros eram diferentes, mas a maioria demonstrava paixão pelas almas, amor aos perdidos e aos outros, demonstrando ser verdadeiros discípulos de Cristo, de quem eram servos. Após a formatura e consagração eles mudaram. O título subiu à cabeça, o fato de que eram líderes e comandavam uma igreja os transformou: de dóceis a autoritários; de carismáticos à indiferentes, de submissos a controladores.
Bem na contramão do que o apóstolo Pedro ensinou aos ministros em sua primeira carta, que está no começo dessa reflexão.
Comecei a refletir: Quem é o Senhor da Igreja? Não é Cristo? Quem é o noivo da Igreja? Não é Cristo? Por que agir mais do que como aquele que cuida das almas ou noivo que ama sua noiva, mas como donos, arrogantes e que creem que devem tomar conhecimento de tudo e autorizar tudo, afinal são os pastores seniors, os primeiros presidentes, o direito é deles? Tomaram a noiva do Senhor; Jesus Cristo não é mais o cabeça? A Deus não é dada mais toda honra e glória?
Será que não meditam em Ezequiel 34 que traz uma profecia forte contra os maus pastores?
Profecia contra os pastores infiéis de Israel
A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
— Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: Assim diz o Senhor Deus: “Ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos! Será que os pastores não deveriam apascentar as ovelhas? Vocês comem a gordura, vestem-se da lã e matam as melhores ovelhas para comer, mas não apascentam o rebanho. Vocês não fortaleceram as fracas, não curaram as doentes, não enfaixaram as quebradas, não trouxeram de volta as desgarradas e não buscaram as perdidas, mas dominam sobre elas com força e tirania. Assim, elas se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todos os animais selvagens. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todas as colinas. As minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.”
— Por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor: “Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e se tornaram pasto para todos os animais selvagens, por não haver pastor, e que os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas, por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Deus: Eis que estou contra os pastores e lhes pedirei contas das minhas ovelhas. Farei com que deixem de apascentar ovelhas, e não apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de comida.”
O cuidado de Deus pelo seu rebanho
— Porque assim diz o Senhor Deus: “Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Eu as livrarei de todos os lugares por onde foram espalhadas no dia de nuvens e densas trevas. Vou tirá-las do meio dos povos, e as congregarei dos diversos países, e as trarei de volta à sua terra. Vou apascentá-las nos montes de Israel, junto às correntes de água e em todos os lugares habitados da terra. Deixarei que pastem em bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem. Ali elas se deitarão em boa pastagem e terão pastos bons nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor Deus. Buscarei as perdidas, trarei de volta as desgarradas, enfaixarei as quebradas e curarei as doentes; mas destruirei as gordas e fortes. Eu as apascentarei com justiça.”
O que acontece após o “Pr.”? Sinceramente não sei, mas algo acontece. Graças à misericórdia do nosso bom Deus, temos bons pastores, sábios conselheiros, preocupados com o bem das almas que lhes foram entregues. Porém, existem aqueles interessados apenas no cargo, na fama que o título lhe pode trazer. A esses, atrevo-me a alertar, como falou nosso Senhor: Nosso reino não é desse mundo. Vamos pensar nas coisas de cima e guardar tesouros nos céus, vamos ensinar aqueles que estão sob nossa liderança de que não adianta nada ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Essa é a função principal do pastor, do líder: cuidar da saúde espiritual de seu rebanho e ensinar a Palavra, orientar a discipularem e ganharem vidas para o Reino de Deus.

É hora de profunda reflexão, somos corpo de Cristo e o líder terreno desse corpo, dessa irmandade, deve olhar a todos sem acepção de pessoas, amar a todos, honrar a todos, chorar com todos, alegrar-se com todos, confessar os pecados a todos, carregar os fardos de todos, tratar a todos com amor, como prova de que são, em primeiro lugar, discípulos de Cristo: “Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros” (Jo 13.35).
Essa é a verdadeira mutualidade e como Deus se alegra com ela: “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” (Sl 133.1), exercendo seus dons, edificando a igreja, sendo exortados quando necessário e motivados a se desenvolverem na fé e prática cristã. Que Deus abençoe os pastores dessa geração, que se lembrem que a igreja não é sua, ele dela cuida para entregá-la pura e imaculada ao seu noivo: Jesus Cristo. Dela ele zela, alimenta e protege até que Cristo a busque e ele a entregue sem feridas emocionais ou espirituais, mas plena da Palavra, alimentada pela graça de Deus, constrangida pelo amor de Cristo e consolada pelo Espírito Santo. Que Deus nos guarde pelo seu poder até nos encontrarmos com Ele.
REVISTA ULTIMATO - A IGREJA EM MISSÃO
Ultimato celebra a igreja em missão, a missão da igreja e o movimento missionário brasileiro, cuja história é quase tão longeva quanto a do Brasil.
Ao longo de mais de 10 páginas, o leitor vai encontrar parte das palestras do 10ª edição do Congresso Brasileiro de Missões (CBM 2025), que aconteceu em outubro, em Águas de Lindóia, SP, e lerá, no "Especial", um painel com uma avaliação ampla e crítica do movimento missionário brasileiro.
É disso que trata a edição 416 de Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Tornando-se um Pastor-teólogo – Identidades e possibilidades para a liderança da Igreja, Todd Wilson; Kevin Vanhoozer e outros
» Para Que Serve a Teologia? – Sabedoria, significado e beleza, Alister McGrath
Por Rute Salviano Almeida
Conselhos para o povo de Deus
Aos presbíteros que há entre vocês, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e, ainda, coparticipante da glória que há de ser revelada, peço que pastoreiem o rebanho de Deus que há entre vocês, não por obrigação, mas espontaneamente, como Deus quer; não por ganância, mas de boa vontade; não como dominadores dos que lhes foram confiados, mas sendo exemplos para o rebanho. E, quando o Supremo Pastor se manifestar, vocês receberão a coroa da glória, que nunca perde o seu brilho. Peço igualmente aos jovens: estejam sujeitos aos que são mais velhos. Que todos se revistam de humildade no trato de uns com os outros, porque “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês. Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês. E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. A ele seja o domínio para sempre. Amém! (1 Pedro 5.1-10).
Fui professora por vinte anos de uma faculdade teológica e vi alguns seminaristas, rapazes dóceis, humildes, carismáticos, com vocações firmes e chamados, transformando-se. Não só eles, mas professores também.Enquanto seminaristas, eram submissos aos ensinos, buscavam entender a Palavra de Deus e as doutrinas nelas contidas, não doutrina de homens ou modismo da época, mas a sã verdade que nascia do conhecimento das Sagradas Escrituras.
Outros eram diferentes, mas a maioria demonstrava paixão pelas almas, amor aos perdidos e aos outros, demonstrando ser verdadeiros discípulos de Cristo, de quem eram servos. Após a formatura e consagração eles mudaram. O título subiu à cabeça, o fato de que eram líderes e comandavam uma igreja os transformou: de dóceis a autoritários; de carismáticos à indiferentes, de submissos a controladores.
Bem na contramão do que o apóstolo Pedro ensinou aos ministros em sua primeira carta, que está no começo dessa reflexão.
Comecei a refletir: Quem é o Senhor da Igreja? Não é Cristo? Quem é o noivo da Igreja? Não é Cristo? Por que agir mais do que como aquele que cuida das almas ou noivo que ama sua noiva, mas como donos, arrogantes e que creem que devem tomar conhecimento de tudo e autorizar tudo, afinal são os pastores seniors, os primeiros presidentes, o direito é deles? Tomaram a noiva do Senhor; Jesus Cristo não é mais o cabeça? A Deus não é dada mais toda honra e glória?
Será que não meditam em Ezequiel 34 que traz uma profecia forte contra os maus pastores?
Profecia contra os pastores infiéis de Israel
A palavra do Senhor veio a mim, dizendo:
— Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: Assim diz o Senhor Deus: “Ai dos pastores de Israel que apascentam a si mesmos! Será que os pastores não deveriam apascentar as ovelhas? Vocês comem a gordura, vestem-se da lã e matam as melhores ovelhas para comer, mas não apascentam o rebanho. Vocês não fortaleceram as fracas, não curaram as doentes, não enfaixaram as quebradas, não trouxeram de volta as desgarradas e não buscaram as perdidas, mas dominam sobre elas com força e tirania. Assim, elas se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todos os animais selvagens. As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todas as colinas. As minhas ovelhas andam espalhadas por toda a terra, sem haver quem as procure ou quem as busque.”
— Por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor: “Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, visto que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e se tornaram pasto para todos os animais selvagens, por não haver pastor, e que os meus pastores não procuram as minhas ovelhas, pois apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas ovelhas, por isso, pastores, ouçam a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor Deus: Eis que estou contra os pastores e lhes pedirei contas das minhas ovelhas. Farei com que deixem de apascentar ovelhas, e não apascentarão mais a si mesmos. Livrarei as minhas ovelhas da sua boca, para que já não lhes sirvam de comida.”
O cuidado de Deus pelo seu rebanho
— Porque assim diz o Senhor Deus: “Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas. Eu as livrarei de todos os lugares por onde foram espalhadas no dia de nuvens e densas trevas. Vou tirá-las do meio dos povos, e as congregarei dos diversos países, e as trarei de volta à sua terra. Vou apascentá-las nos montes de Israel, junto às correntes de água e em todos os lugares habitados da terra. Deixarei que pastem em bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem. Ali elas se deitarão em boa pastagem e terão pastos bons nos montes de Israel. Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas e as farei repousar, diz o Senhor Deus. Buscarei as perdidas, trarei de volta as desgarradas, enfaixarei as quebradas e curarei as doentes; mas destruirei as gordas e fortes. Eu as apascentarei com justiça.”
O que acontece após o “Pr.”? Sinceramente não sei, mas algo acontece. Graças à misericórdia do nosso bom Deus, temos bons pastores, sábios conselheiros, preocupados com o bem das almas que lhes foram entregues. Porém, existem aqueles interessados apenas no cargo, na fama que o título lhe pode trazer. A esses, atrevo-me a alertar, como falou nosso Senhor: Nosso reino não é desse mundo. Vamos pensar nas coisas de cima e guardar tesouros nos céus, vamos ensinar aqueles que estão sob nossa liderança de que não adianta nada ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Essa é a função principal do pastor, do líder: cuidar da saúde espiritual de seu rebanho e ensinar a Palavra, orientar a discipularem e ganharem vidas para o Reino de Deus.

É hora de profunda reflexão, somos corpo de Cristo e o líder terreno desse corpo, dessa irmandade, deve olhar a todos sem acepção de pessoas, amar a todos, honrar a todos, chorar com todos, alegrar-se com todos, confessar os pecados a todos, carregar os fardos de todos, tratar a todos com amor, como prova de que são, em primeiro lugar, discípulos de Cristo: “Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos: se tiverem amor uns aos outros” (Jo 13.35).
Essa é a verdadeira mutualidade e como Deus se alegra com ela: “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos” (Sl 133.1), exercendo seus dons, edificando a igreja, sendo exortados quando necessário e motivados a se desenvolverem na fé e prática cristã. Que Deus abençoe os pastores dessa geração, que se lembrem que a igreja não é sua, ele dela cuida para entregá-la pura e imaculada ao seu noivo: Jesus Cristo. Dela ele zela, alimenta e protege até que Cristo a busque e ele a entregue sem feridas emocionais ou espirituais, mas plena da Palavra, alimentada pela graça de Deus, constrangida pelo amor de Cristo e consolada pelo Espírito Santo. Que Deus nos guarde pelo seu poder até nos encontrarmos com Ele.
- Rute Salviano Almeida é pesquisadora e escritora, bacharel e mestre em Teologia, pós-graduada em História do Cristianismo. Cadeira 31 da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Autora de 14 livros, entre eles Vozes Femininas nos Avivamentos, Vozes Femininas no Início do Cristianismo e Vozes Femininas no Início do Protestantismo Brasileiro.
REVISTA ULTIMATO - A IGREJA EM MISSÃOUltimato celebra a igreja em missão, a missão da igreja e o movimento missionário brasileiro, cuja história é quase tão longeva quanto a do Brasil.
Ao longo de mais de 10 páginas, o leitor vai encontrar parte das palestras do 10ª edição do Congresso Brasileiro de Missões (CBM 2025), que aconteceu em outubro, em Águas de Lindóia, SP, e lerá, no "Especial", um painel com uma avaliação ampla e crítica do movimento missionário brasileiro.
É disso que trata a edição 416 de Ultimato. Para assinar, clique aqui.
Saiba mais:
» Tornando-se um Pastor-teólogo – Identidades e possibilidades para a liderança da Igreja, Todd Wilson; Kevin Vanhoozer e outros
» Para Que Serve a Teologia? – Sabedoria, significado e beleza, Alister McGrath
Mestre em teologia e pós-graduada em história do cristianismo, é autora de Vozes Femininas nos Avivamentos (Ultimato), além de Vozes Femininas no Início do Cristianismo, Uma Voz Feminina Calada pela Inquisição, Uma Voz Feminina na Reforma e Vozes Femininas no Início do Protestantismo Brasileiro (Prêmio Areté 2015).
- Textos publicados: 25 [ver]
19 de novembro de 2025- Visualizações: 832
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Opinião
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Perguntas e respostas fundamentais sobre filosofia – parte 1
Gente
Concílio de Niceia – 1.700 anos
O Peter Pan que habita em nós 





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


