Notícias
29 de março de 2016- Visualizações: 2791
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Fórum em Belo Horizonte discute implicações do desastre em Mariana
O coletivo “Ame a Verdade” realiza dia 7 de abril o fórum “Reflexões sobre o desastre de Mariana: lutas e direitos”. O encontro acontece a partir das 14h na Primeira Igreja Batista de Belo Horizonte, MG.
A partir do desastre em Mariana, o Fórum quer refletir sobre os impactos sociais, políticos, ambientais, legais e das lutas pelos direitos das populações atingidas pelas barragens em Minas Gerais. O desastre ocasionado pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco, em 5 de novembro de 2015, causou a morte de 19 pessoas, arrasou os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu e levou lama para toda a bacia do Rio Doce. Mais de 30 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo foram afetados e houve danos profundos ao meio ambiente. No total, 185 famílias perderam as casas ou tiveram o imóvel afetado pelo rompimento das barragens. É considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil e o maior acidente mundial com barragens.
Segundo a coordenadora advocacy da Tearfund Brasil, Simone Vieira, que também integra a organização do encontro, “serão abordadas as possibilidades e desafios encontrados frente a violações de direitos, que as comunidades e o meio ambiente sofrem em decorrência da atividade mineradora”.
Participam movimentos sociais, pesquisadores, técnicos e operadores de direitos que atuam na proteção a estas comunidades, em especial representantes das famílias atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. “A reflexão, o diálogo e a interlocução com todos estes atores nos permitirá o fortalecimento de ações em andamento para a garantia dos direitos humanos inerentes a cada comunidade que hoje sofre as consequências de uma atividade mineradora, que coloca os interesses econômicos acima dos interesses humanos, ambientais e sociais”, complementa Simone.
O fórum “Reflexões sobre o desastre de Mariana: lutas e direitos” é o segundo evento realizado pelo coletivo “Ame a Verdade” para discutir a questão da mineração. Diversas organizações fazem parte do Coletivo, tais como a Aliança Cristã Evangélica Brasileira, Evangélicos Pela Justiça (EPJ), Rede Fale, Instituto Solidare, Remar, Igreja Batista da Redenção-Bhte, Rede Evangélica do Terceiro Setor, Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas), Visão Mundial, Tearfund, entre outras.

Serviço
Evento: Fórum “Reflexões sobre o desastre de Mariana: lutas e direitos”.
Data: Dia 7 de abril.
Local: Primeira Igreja Batista, Praça Raul Soares, 203 – Centro, Belo Horizonte (MG).
Realização: Coletivo Ame a Verdade.
Não é necessário fazer inscrição prévia. A entrada é gratuita.
29 de março de 2016- Visualizações: 2791
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
- + vendidos
- + vistos
(31)3611 8500
(31)99437 0043
UniEVANGÉLICA oferece curso de Teologia EAD
Conferência “Revive” prepara jovens para evangelização da Europa
As canções natalinas são formas de reencontro
Editoras cristãs promovem encontros sobre educação em setembro





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)
